A21 - A22 - A23
Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:
CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – ÁGUA BOA ‘PRA’ BEBER
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Este material foi produzido pela Editora Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto no site do Ministério Público do Paraná. A partir da leitura, propomos que se possa pensar os usos que fazemos da água, os alimentos que consumimos e nossa saúde. Sugerimos que a leitura possa ser feita por um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser questionadas sobre: “que imagem o quadrinho está mostrando?” ou “por que será que o personagem disse isso?”, entre outras perguntas que possam surgir.
PARA OS ALUNOS:
QUEM AÍ CONHECE OS GIBIS DA TURMA DA MÔNICA? MUITOS JÁ DEVEM TER OLHADO ALGUMA REVISTINHA EM QUADRINHOS DESSA TURMINHA CHEIA DE AVENTURAS! TEM A MÔNICA, O CEBOLINHA, O CASCÃO… QUEM MAIS? VAMOS DESCOBRIR QUEM SÃO OS PERSONAGENS DESTA HISTÓRIA? E SOBRE O QUE ELES ESTÃO FALANDO? SE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO A LER, NÃO TENHA PRESSA! TAMBÉM PODE PEDIR AJUDA DE ALGUÉM AÍ NA SUA CASA PARA LER PARA VOCÊ. DEPOIS DA LEITURA, VAMOS FAZER ALGUMAS PERGUNTAS. BOA LEITURA!
A PARTIR DA LEITURA DO TEXTO, CONVERSE NA SUA CASA: POR QUE A MAGALI FICOU TÃO PREOCUPADA?
OBSERVE A IMAGEM ACIMA. SE VOCÊ FOSSE COLEGA DO CASCÃO NA ESCOLA, O QUE PODERIA DIZER PARA ELE SOBRE O QUE APRENDEU NA LEITURA?
PARA FINALIZAR, ESCREVA EM SEU CADERNO O QUE O CASCÃO RESPONDEU PARA A MÃE DELE, POIS O QUADRINHO ACIMA ESTÁ EM BRANCO. APROVEITE PARA ANOTAR AS COISAS DIVERTIDAS QUE APRENDEU COM A HISTÓRIA.
Acesso:
PORTUGUÊS – ALFABETO E LETRA INICIAL
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Este jogo é para relembrar o alfabeto e a ordem das letras no alfabeto.
Eles terão que identificar a letra inicial correspondente e adicionar as imagens no espaço vazio ao lado da letra. Normalmente é mais fácil para a criança identificar as vogais (A, E, I, O, U) e talvez precisem de ajuda nas consoantes (B, C, D, …). Você deve ler e ajudar num primeiro momento, mas em seguida procure mais observar para que a criança tome iniciativa e tente fazer sozinha.
PARA OS ALUNOS:
NESTE JOGO VOCÊ DEVE CLICAR E ARRASTAR O OBJETO QUE TENHA O SEU NOME COM A LETRA INICIAL APRESENTADA. VOCÊ VAI CLICAR E ARRASTAR PARA LARGAR AO LADO DA LETRA INICIAL. BOM JOGO!
Acesso do jogo:
MATEMÁTICA – LINHA DE PENSAMENTO
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Este jogo é para estimular o raciocínio das crianças.
Eles terão que adicionar vagões a um trem seguindo um padrão existente. Com a tarefa, elas aprenderão a reconhecer padrões e a construir estratégias para segui-los. Você deve ler e ajudar num primeiro momento, mas em seguida só observe para que a criança tome iniciativa e tente fazer sozinha.
PARA OS ALUNOS:
É HORA DE PENSAR! ESTE JOGO É DE LÓGICA, MUITO IMPORTANTE PARA APRENDERMOS MATEMÁTICA. OLHE BEM PARA OS VAGÕES E VOCÊ VAI PERCEBER QUE TEM UMA ORDEM DE ORGANIZAÇÃO. CADA FASE DESTE JOGO TEM UMA ORDEM DIFERENTE E VOCÊ DEVE TENTAR VENCER ESTE DESAFIO.
Acesso do jogo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário