terça-feira, 12 de maio de 2020

ATIVIDADES PARA TURMAS A20

A21 - A22 - A23 

Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:

PORTO ALEGRE, 12 DE MAIO DE 2020.

QUERIDOS ALUNOS,

AS ATIVIDADES DESTA SEMANA FINALIZAM A LEITURA DO GIBI QUE VIEMOS ESTUDANDO. FORAM TRÊS PARTES E, MESMO QUE VOCÊ ESTEJA LENDO ISSO APENAS AGORA, NÃO SE PREOCUPE! TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS FICAM DISPONÍVEIS PARA CONSULTA NO BLOG. BASTA PROCURAR, NA LATERAL DIREITA, OS ACESSOS: “ENSINO FUNDAMENTAL” E “A20”.
CONTINUEM ACOMPANHANDO E ESTUDANDO O CALENDÁRIO, ESCREVENDO E DESENHANDO EM SEUS DIÁRIOS E REGISTRANDO AS ATIVIDADES EM SEUS CADERNOS, POIS, QUANDO RETORNARMOS PARA A ESCOLA, VAMOS PODER CONVERSAR SOBRE TODOS ESTES APRENDIZADOS JUNTO COM AS PROFESSORAS E COLEGAS!

COM CARINHO,
PROFESSORAS
ADRIANA (TURMA A21)
CIRLENE (TURMA A22)
CAMILA (TURMA A23)


CALENDÁRIO - MÊS DE MAIO DE 2020

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

VOCÊ PERCEBEU? O DIA DA NOSSA POSTAGEM MUDOU. HAVÍAMOS MARCADO A QUINTA-FEIRA, DIA 07/05/20. O TEMPO PASSOU E HOJE ESTAMOS EM 12/05/20.



CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – “FÓRMULA COMPETENTE”
(PARTE 3)
  • PARA OS RESPONSÁVEIS:
Para esta semana, finalizamos a leitura e atividades utilizando o gibi da Turma da Mônica: “A gente se entende!”, produzido pelo Programa pela Ética e Cidadania - “Um por todos e todos por um!”. Este material foi produzido pela Editora Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto pelo Ministério da Educação e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A terceira e última parte do gibi, intitulada “Fórmula competente”,  segue a proposta que estamos fazendo ao longo da leitura, para pensarmos sobre as atitudes do nosso dia a dia e como estamos nos relacionando com as outras pessoas, com o meio ambiente e os bens públicos. Mantemos a sugestão de que a leitura possa ser feita por um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser questionadas sobre atitudes dos personagens entre outras perguntas que possam surgir. Boa leitura!

  • PARA OS ALUNOS:
ATRAVÉS DA LEITURA QUE FIZEMOS NESTAS SEMANAS, DE TODO O GIBI, PUDEMOS PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA NOSSA VIDA E TAMBÉM SOBRE OS JEITOS DE COMUNICAR DE CADA UM. APRENDEMOS QUE AS NOSSAS ATITUDES E A MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS COM OS OUTROS, COM O MEIO AMBIENTE E OS BENS PÚBLICOS PODEM CONTRIBUIR PARA TODA A COMUNIDADE. OBSERVE OS QUADRINHOS ABAIXO:

 

VOCÊ ACREDITA QUE EXISTA UMA FÓRMULA PARA ESPALHAR TUDO O QUE APRENDEMOS NA LEITURA DESTA HISTÓRIA? PEÇA AJUDA PARA UM FAMILIAR PARA ESCREVER EM SEU CADERNO ALGUMAS PALAVRAS SOBRE ISSO E CONVERSEM SOBRE PORQUÊ VOCÊ ACREDITA NISSO.


OBSERVE AS  AS IMAGENS ACIMA. ELAS TRATAM DE ATITUDES IMPORTANTES QUE PODEM OCORRER NO DIA A DIA. SEPARAMOS TRÊS PALAVRAS IMPORTANTES PARA VOCÊ COMPLETAR COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. DEPOIS, CONTE QUANTAS LETRAS TEM CADA PALAVRA. REESCREVA NO CADERNO:

C __ __ D __ D __
R __ S P __ __ T __
S O L I D A R I E D A D E
13 LETRAS

DICA: ESTÃO FALTANDO APENAS VOGAIS!

VOGAIS
A
E
I
O
U


PORTUGUÊS – “COMO VOCÊ SE COMUNICA?” – LEITURA DE IMAGENS
  • PARA OS RESPONSÁVEIS:
Existem placas com significados importantes e que estão em diversos locais que frequentamos como nas ruas, nas escolas, nos supermercados, nos hospitais, nas praças, etc. É preciso que as crianças reconheçam estas placas e os perigos que podem estar correndo ao se aproximarem. Converse com elas sobre esses perigos, sobre onde estes perigos podem estar. Dentro de casa, muitas vezes, precisamos orientar as crianças para que se afastem de um fio desencapado no chuveiro elétrico, um produto de limpeza que possa ser tóxico ou mesmo do fogão à gás. Crianças não devem utilizar ou estar próximas destes perigos. Cuidado!

  • PARA OS ALUNOS:
A PARTIR DA FALA DA PROFESSORA DA TURMA DA MÔNICA, PUDEMOS APRENDER QUE NEM TODA A MENSAGEM PRECISA SER ESCRITA COM LETRAS, NÃO É MESMO? EXISTEM MENSAGENS TRANSMITIDAS POR IMAGENS.

OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E LIGUE-AS AO SEU SIGNIFICADO:




PROIBIDO ESTACIONAR


PERIGO RADIAÇÃO


PERIGO INFLAMÁVEL


SEMÁFORO


PERIGO RISCO DE MORTE

AGORA QUE VOCÊ APRENDEU A LER ALGUMAS IMAGENS E PODERÁ BRINCAR COM MAIS SEGURANÇA, O QUE ACHA DE DESENHAR AS IMAGENS E ESCREVER OS SIGNIFICADOS EM SEU CADERNO?



MATEMÁTICA – LOCALIZAÇÃO ESPACIAL 
  • PARA OS RESPONSÁVEIS:
É necessário que as crianças explorem o espaço físico para desenvolverem o pensamento geométrico. Esse pensamento funciona a partir da observação e interação espacial da criança com os objetos e movimentos no mundo físico. É importante conversar com a criança e explicar o que é a direita e a esquerda, mas que essa indicação pode variar caso a análise seja na visão de uma outra pessoa. Tente se colocar de frente para a criança, erga sua mão direita e peça para que a criança erga a mão direita dela. A criança pode se sentir confusa e neste momento você pode ficar lado a lado dela e manterem suas mãos direitas erguidas. É importante ajudar a criança a se situar com essas indicações através de situações do cotidiano familiar (pegar o copo que está dentro do armário, buscar a mochila que está em cima do sofá, pegar o lixo que caiu embaixo da mesa). Uma forma divertida de ensinar essas indicações é brincar de O Mestre Mandou, que vamos explicar como funciona no final da atividade.

  • PARA OS ALUNOS:
VOCÊ JÁ OUVIU INDICAÇÕES DO TIPO: À DIREITA, À ESQUERDA, PARA CIMA, PARA BAIXO, ATRÁS, NA FRENTE, PRÓXIMO DE, AO LADO DE, LONGE DE, ENTRE, ...?
TODAS ESSAS INDICAÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ SE ORIENTE E SE MOVIMENTE NUMA ATIVIDADE. NÃO SÓ EM ATIVIDADES DA ESCOLA, MAS TAMBÉM NA VIDA: FAZER TRAJETOS NUM LOCAL QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE, COM A AJUDA DE UM MAPA, POR EXEMPLO!

VAMOS ANALISAR A IMAGEM ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO, OK?


VOCÊ PERCEBEU QUE ELA FOI ADAPTADA DE UMA PARTE DO GIBI, NÃO É? NELA ADICIONAMOS OS NOMES DAS PERSONAGENS PRA QUE VOCÊ POSSA FAZER A ATIVIDADE A SEGUIR. QUE LOCAL É ESTE? TEMOS SÓ CRIANÇAS NESSE LOCAL?

NO SEU CADERNO REESCREVA AS FRASES E COMPLETE COM A DICA QUE VOCÊ CONSIDERA A CORRETA (VOLTE PARA OBSERVAR A IMAGEM SEMPRE QUE NECESSÁRIO):

A) NA CENA APARECEM _____________ ALUNAS.
DICAS: 6 (SEIS)  OU 4 (QUATRO).

B) MARINA ESTÁ SENTADA _____________ DO CASCÃO.
DICAS: NA FRENTE OU ATRÁS.

C) DORINHA ESTÁ _____________ A MÔNICA E O HUMBERTO. 
DICAS: ENTRE OU NA FRENTE.

D) O CADERNO VERDE ESTÁ _____________ DA MESA.
DICAS: EMBAIXO OU EM CIMA.

E) QUEM ESTÁ MAIS PERTO DA PROFESSORA É _____________.
DICAS: O NIMBUS OU A DORINHA. 

PARA SE DIVERTIR:

VOCÊ JÁ BRINCOU DE O MESTRE MANDOU? NESTA BRINCADEIRA SEMPRE TEM A ESCOLHA DO MESTRE PRIMEIRO E PODE TER MAIS DE UM PARTICIPANTE PARA SEGUIR OS COMANDOS. O MESTRE SEMPRE COMEÇA COM A FRASE “O MESTRE MANDOU…” E COMPLETA COM A INDICAÇÃO. EXEMPLOS: O MESTRE MANDOU BRAÇOS PARA CIMA. O MESTRE MANDOU BRAÇOS PARA BAIXO. O MESTRE MANDOU UM PULINHO PARA DIREITA. O MESTRE MANDOU DOIS PULINHOS PARA ESQUERDA. QUANTO MAIS INDICAÇÕES VOCÊ SEGUIR CORRETAMENTE, MAIS PONTOS VOCÊ FAZ. E APRENDE MUITO!

Um comentário:

  1. Bom dia
    Sou mãe do aluno Davi da turma a23, não estou vendo acesso às matérias anteriores, como dis acima que está do lado direito.
    Aguardo retorno

    ResponderExcluir