A21
- A22 - A23
Recado para alunos e responsáveis pelos
alunos das turmas de segundo ano ou A20:
PORTO ALEGRE, 12 DE MAIO DE 2020.
QUERIDOS ALUNOS,
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA FINALIZAM A LEITURA DO GIBI QUE VIEMOS
ESTUDANDO. FORAM TRÊS PARTES E, MESMO QUE VOCÊ ESTEJA LENDO ISSO APENAS
AGORA, NÃO SE PREOCUPE! TODAS AS ATIVIDADES OFERECIDAS FICAM DISPONÍVEIS PARA
CONSULTA NO BLOG. BASTA PROCURAR, NA LATERAL DIREITA, OS ACESSOS: “ENSINO
FUNDAMENTAL” E “A20”.
CONTINUEM ACOMPANHANDO E ESTUDANDO O CALENDÁRIO, ESCREVENDO E
DESENHANDO EM SEUS DIÁRIOS E REGISTRANDO AS ATIVIDADES EM SEUS CADERNOS,
POIS, QUANDO RETORNARMOS PARA A ESCOLA, VAMOS PODER CONVERSAR SOBRE TODOS
ESTES APRENDIZADOS JUNTO COM AS PROFESSORAS E COLEGAS!
COM CARINHO,
PROFESSORAS
ADRIANA (TURMA A21)
CIRLENE (TURMA A22)
CAMILA (TURMA A23)
|
CALENDÁRIO - MÊS DE MAIO DE 2020
DOMINGO
|
SEGUNDA
|
TERÇA
|
QUARTA
|
QUINTA
|
SEXTA
|
SÁBADO
|
1
|
2
|
|||||
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
10
|
11
|
12
|
13
|
14
|
15
|
16
|
17
|
18
|
19
|
20
|
21
|
22
|
23
|
24
|
25
|
26
|
27
|
28
|
29
|
30
|
31
|
VOCÊ PERCEBEU? O DIA DA NOSSA POSTAGEM MUDOU. HAVÍAMOS MARCADO A
QUINTA-FEIRA, DIA 07/05/20. O TEMPO PASSOU E HOJE ESTAMOS EM 12/05/20.
CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – “FÓRMULA COMPETENTE”
(PARTE 3)
- PARA OS RESPONSÁVEIS:
Para
esta semana, finalizamos a leitura e atividades utilizando o gibi da Turma da
Mônica: “A gente se entende!”, produzido pelo Programa pela Ética e Cidadania -
“Um por todos e todos por um!”. Este material foi produzido pela Editora
Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto pelo Ministério da Educação
e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A terceira
e última parte do gibi, intitulada “Fórmula competente”, segue a proposta
que estamos fazendo ao longo da leitura, para pensarmos sobre as atitudes do
nosso dia a dia e como estamos nos relacionando com as outras pessoas, com o
meio ambiente e os bens públicos. Mantemos a sugestão de que a leitura possa
ser feita por um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser
questionadas sobre atitudes dos personagens entre outras perguntas que possam
surgir. Boa leitura!
- PARA OS ALUNOS:
ATRAVÉS DA LEITURA QUE FIZEMOS NESTAS
SEMANAS, DE TODO O GIBI, PUDEMOS PENSAR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA
ESCRITA NA NOSSA VIDA E TAMBÉM SOBRE OS JEITOS DE COMUNICAR DE CADA UM.
APRENDEMOS QUE AS NOSSAS ATITUDES E A MANEIRA COMO NOS RELACIONAMOS COM OS
OUTROS, COM O MEIO AMBIENTE E OS BENS PÚBLICOS PODEM CONTRIBUIR PARA
TODA A COMUNIDADE. OBSERVE OS QUADRINHOS ABAIXO:
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
VOCÊ ACREDITA QUE EXISTA UMA FÓRMULA PARA ESPALHAR TUDO O QUE APRENDEMOS
NA LEITURA DESTA HISTÓRIA? PEÇA AJUDA PARA UM FAMILIAR PARA ESCREVER EM SEU
CADERNO ALGUMAS PALAVRAS SOBRE ISSO E CONVERSEM SOBRE PORQUÊ VOCÊ ACREDITA
NISSO.
OBSERVE AS AS IMAGENS ACIMA. ELAS TRATAM DE ATITUDES IMPORTANTES
QUE PODEM OCORRER NO DIA A DIA. SEPARAMOS TRÊS PALAVRAS IMPORTANTES PARA VOCÊ
COMPLETAR COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. DEPOIS, CONTE QUANTAS LETRAS TEM
CADA PALAVRA. REESCREVA NO CADERNO:
C __ __ D __ D __
|
R __ S P __ __ T __
|
S O L I D A R I E D A D E
|
13 LETRAS
|
DICA: ESTÃO FALTANDO APENAS VOGAIS!
VOGAIS
|
A
|
E
|
I
|
O
|
U
|
PORTUGUÊS – “COMO VOCÊ SE COMUNICA?”
– LEITURA DE IMAGENS
- PARA OS RESPONSÁVEIS:
Existem placas com
significados importantes e que estão em diversos locais que frequentamos como
nas ruas, nas escolas, nos supermercados, nos hospitais, nas praças, etc. É
preciso que as crianças reconheçam estas placas e os perigos que podem estar
correndo ao se aproximarem. Converse com elas sobre esses perigos, sobre onde
estes perigos podem estar. Dentro de casa, muitas vezes, precisamos orientar as
crianças para que se afastem de um fio desencapado no chuveiro elétrico, um
produto de limpeza que possa ser tóxico ou mesmo do fogão à gás. Crianças não devem utilizar ou estar próximas
destes perigos. Cuidado!
- PARA OS ALUNOS:
A PARTIR DA FALA DA PROFESSORA DA TURMA
DA MÔNICA, PUDEMOS APRENDER QUE NEM TODA A MENSAGEM PRECISA SER ESCRITA COM
LETRAS, NÃO É MESMO? EXISTEM MENSAGENS TRANSMITIDAS POR IMAGENS.
OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E LIGUE-AS AO SEU SIGNIFICADO:
Imagens adaptadas disponíveis em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
AGORA QUE VOCÊ APRENDEU A LER ALGUMAS IMAGENS E PODERÁ BRINCAR COM MAIS
SEGURANÇA, O QUE ACHA DE DESENHAR AS IMAGENS E ESCREVER OS SIGNIFICADOS EM SEU
CADERNO?
MATEMÁTICA – LOCALIZAÇÃO
ESPACIAL
- PARA OS RESPONSÁVEIS:
É necessário que as crianças explorem o
espaço físico para desenvolverem o pensamento geométrico. Esse pensamento
funciona a partir da observação e interação espacial da criança com os objetos
e movimentos no mundo físico. É importante conversar com a criança e explicar o
que é a direita e a esquerda, mas que essa indicação pode variar caso a análise
seja na visão de uma outra pessoa. Tente se colocar de frente para a criança,
erga sua mão direita e peça para que a criança erga a mão direita dela. A criança
pode se sentir confusa e neste momento você pode ficar lado a lado dela e
manterem suas mãos direitas erguidas. É importante ajudar a criança a se situar
com essas indicações através de situações do cotidiano familiar (pegar o copo
que está dentro do armário, buscar a mochila que está em cima do
sofá, pegar o lixo que caiu embaixo da mesa). Uma forma divertida de
ensinar essas indicações é brincar de O Mestre Mandou, que vamos
explicar como funciona no final da atividade.
- PARA OS ALUNOS:
VOCÊ JÁ OUVIU INDICAÇÕES DO TIPO: À DIREITA, À ESQUERDA, PARA CIMA,
PARA BAIXO, ATRÁS, NA FRENTE, PRÓXIMO DE, AO LADO DE, LONGE DE, ENTRE, ...?
TODAS ESSAS INDICAÇÕES SÃO MUITO IMPORTANTES PARA QUE VOCÊ SE ORIENTE E
SE MOVIMENTE NUMA ATIVIDADE. NÃO SÓ EM ATIVIDADES DA ESCOLA, MAS TAMBÉM NA
VIDA: FAZER TRAJETOS NUM LOCAL QUE VOCÊ AINDA NÃO CONHECE, COM A AJUDA DE UM
MAPA, POR EXEMPLO!
VAMOS ANALISAR A IMAGEM ABAIXO COM MUITA ATENÇÃO,
OK?
VOCÊ PERCEBEU QUE ELA FOI ADAPTADA DE UMA PARTE DO GIBI, NÃO É? NELA
ADICIONAMOS OS NOMES DAS PERSONAGENS PRA QUE VOCÊ POSSA FAZER A ATIVIDADE A
SEGUIR. QUE LOCAL É ESTE? TEMOS SÓ CRIANÇAS NESSE LOCAL?
NO SEU CADERNO REESCREVA AS FRASES E COMPLETE COM A DICA QUE VOCÊ
CONSIDERA A CORRETA (VOLTE PARA OBSERVAR A IMAGEM SEMPRE QUE NECESSÁRIO):
A) NA CENA APARECEM _____________ ALUNAS.
DICAS: 6 (SEIS) OU 4 (QUATRO).
B) MARINA ESTÁ SENTADA _____________ DO CASCÃO.
DICAS: NA FRENTE OU ATRÁS.
C) DORINHA ESTÁ _____________ A MÔNICA E O HUMBERTO.
DICAS: ENTRE OU NA FRENTE.
D) O CADERNO VERDE ESTÁ _____________ DA MESA.
DICAS: EMBAIXO OU EM CIMA.
E) QUEM ESTÁ MAIS PERTO DA PROFESSORA É _____________.
DICAS: O NIMBUS OU A DORINHA.
PARA SE DIVERTIR:
VOCÊ JÁ BRINCOU DE O MESTRE MANDOU? NESTA BRINCADEIRA SEMPRE TEM A
ESCOLHA DO MESTRE PRIMEIRO E PODE TER MAIS DE UM PARTICIPANTE PARA SEGUIR OS
COMANDOS. O MESTRE SEMPRE COMEÇA COM A FRASE “O MESTRE MANDOU…” E
COMPLETA COM A INDICAÇÃO. EXEMPLOS: O MESTRE MANDOU BRAÇOS PARA CIMA. O
MESTRE MANDOU BRAÇOS PARA BAIXO. O MESTRE MANDOU UM PULINHO PARA DIREITA. O
MESTRE MANDOU DOIS PULINHOS PARA ESQUERDA. QUANTO MAIS INDICAÇÕES VOCÊ
SEGUIR CORRETAMENTE, MAIS PONTOS VOCÊ FAZ. E APRENDE MUITO!
Bom dia
ResponderExcluirSou mãe do aluno Davi da turma a23, não estou vendo acesso às matérias anteriores, como dis acima que está do lado direito.
Aguardo retorno