terça-feira, 9 de junho de 2020

ATIVIDADES PARA TURMAS A21 E A23

Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas A21 e A23:

PORTO ALEGRE, 09 DE JUNHO DE 2020.

QUERIDOS ALUNOS,

VOCÊS JÁ TENTARAM ESCREVER TODAS AS LETRAS DO ALFABETO? AS VOGAIS E AS CONSOANTES? E OS NÚMEROS? IRINA DISSE QUE O LINO CONTA ATÉ O INFINITO! SERÁ? ATÉ QUANTO VOCÊ SABE CONTAR? E TAMBÉM SABE ESCREVER ESTES NÚMEROS? PODEMOS COMEÇAR COM OS NÚMEROS DE 1 ATÉ 10. ESSA É NOSSA SUGESTÃO PARA A SEMANA. VOCÊS VÃO ESTUDAR OS NÚMEROS COM A HISTÓRIA DO LINO E SUAS AMIGAS, ALÉM DE CONTINUAR ESTUDANDO E ESCREVENDO PALAVRAS IMPORTANTES NO DIÁRIO.
BOAS ATIVIDADES!

COM CARINHO, 
PROFª. ADRIANA (TURMA A21) E PROFª. CAMILA (TURMA A23)


CALENDÁRIO - MÊS DE JUNHO DE 2020

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30





VOCÊ PERCEBEU? MÊS DE JUNHO TEM 30 DIAS! VOCÊ CONHECE TODOS OS NÚMEROS ATÉ 30?



  • MATEMÁTICA - VAMOS CONTAR?


PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nas atividades desta semana, o adulto responsável pode ajudar na leitura da história matemática para a criança, deixando que ela faça a contagem e reconheça as escritas dos números. Seguimos estudando a sequência dos números e que cada número representa uma quantidade.
  
PARA OS ALUNOS:
LINO RECORTOU CORAÇÕES PARA FAZER DUAS CARTINHAS PARA SUAS MELHORES AMIGAS, A ANA E A LARA. A QUANTIDADE EM CADA GRUPO DE CORAÇÕES CORRESPONDE À IDADE DE CADA UMA DELAS. OBSERVE A IMAGEM ABAIXO. VOCÊ PODE DIZER EM QUAL GRUPO TEM MAIS CORAÇÕES? O GRUPO A OU O GRUPO B? 

Imagem de arquivo pessoal


CONTE NA IMAGEM E ESCREVA OS NÚMEROS:


QUANTOS CORAÇÕES TEM NO GRUPO A?



QUANTOS CORAÇÕES TEM NO GRUPO B?



SE JUNTARMOS OS CORAÇÕES DO GRUPO A E DO  GRUPO B,
QUANTOS FICAM NO TOTAL?



SE A LARA É A AMIGA MAIS VELHA DO LINO, O GRUPO DE CORAÇÕES RECORTADOS QUE PERTENCE A ELA É O GRUPO A OU O GRUPO B? QUAL GRUPO TEM MAIS CORAÇÕES? DESENHE OS GRUPOS EM SEU CADERNO E ESCREVA, ABAIXO DE CADA UM DELES, O NOME DAS AMIGAS DE LINO.

AGORA VAMOS ESCREVER OS NOMES DOS NÚMEROS? NOSSA DICA É QUE VOCÊ OBSERVE A ESCRITA NOS QUADROS DE CIMA E DEPOIS, NOS QUADROS ABAIXO, TENTE ESCREVER SEM OLHAR. VAMOS TENTAR? 


1
UM

6
SEIS
2
DOIS

7
SETE
3
TRÊS

8
OITO
4
QUATRO

9
NOVE
5
CINCO

10
DEZ


1


6

2


7

3


8

4


9

5


10


  • O DIÁRIO


PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta atividade, os alunos devem dar continuidade à atividade do dia 02/06/2020, em que escolheram nomes de pessoas da família para escrever. A criança deve contar quantas letras e quantas sílabas têm cada nome. Ajude a criança a perceber que cada parte da palavra gera o som de uma sílaba. Como nos exemplos que trazemos a seguir, é importante que a criança perceba que cada sílaba terá, pelo menos, uma vogal (A E I O U).
  
PARA OS ALUNOS:
VOCÊ ESCREVEU OS NOMES DAS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA NO SEU DIÁRIO? AGORA CONTINUAREMOS ESTUDANDO AS LETRAS DESSES NOMES. VAMOS CONTAR CADA LETRA E DEPOIS CONTAR CADA PARTEZINHA DAS PALAVRAS. ESSAS PARTES DAS PALAVRAS, CHAMAMOS DE SÍLABAS. ALGUMAS SÍLABAS TEM DUAS LETRAS OU MAIS E OUTRAS SÓ TEM UMA LETRA. OBSERVE OS EXEMPLOS COM OS NOMES DAS PROFESSORAS DAS TURMAS A23 E A21.




CAMILA
QUANTIDADE DE LETRAS: 6 
QUANTIDADE DE SÍLABAS: 3 

C
A
M
I
L
A
1
2
3
4
5
6

CA
MI
LA
1
2
3

  

ADRIANA 
QUANTIDADE DE LETRAS: 7 
QUANTIDADE DE SÍLABAS: 4 

A
D
R
I
A
N
A
1
2
3
4
5
6
7

A
DRI
A
NA
1
2
3
4


VOCÊ PODE FALAR O SEU NOME E PERCEBER QUE ELE TEM PARTES. CADA VEZ QUE ABRIMOS A BOCA PARA FALAR UMA PARTE DO NOME, É UMA SÍLABA. VAMOS TENTAR FAZER O MESMO COM O NOME DO LINO?


  

LINO
QUANTIDADE DE LETRAS: 4 
QUANTIDADE DE SÍLABAS: 2 

L
I
N
O
1
2
3
4

LI
NO
1
2

NO DIÁRIO, VOCÊ PODERÁ FAZER O MESMO EXERCÍCIO DE ESCRITA COM OS NOMES DAS PESSOAS DA SUA FAMÍLIA, PENSANDO NAS LETRAS DESSES NOMES E CONTANDO AS SÍLABAS.

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