MATEMÁTICA - BRINCANDO COM A AMARELINHA
- PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta atividade as crianças irão trabalhar a sequência numérica com a brincadeira amarelinha. Caso a criança não conheça a brincadeira, o adulto responsável pode contar se brincava disso quando era criança e como se faz. Além da sequência dos números, as crianças irão começar a pensar sobre a ideia de números antecessores e sucessores. É importante explicar para criança, com palavras mais fáceis, ligando a palavra antecessor ao que vem antes e a palavra sucessor ao que vem depois.
- PARA OS ALUNOS:
VAMOS RELEMBRAR AS REGRAS DESSE JOGO?
PRIMEIRO VOCÊ DEVE FICAR LÁ NO COMEÇO, NO ESPAÇO “TERRA” E ATIRAR A PEDRA NA CASINHA QUE NÃO PODERÁ SER PISADA, COMEÇANDO PELO NÚMERO 1. VOCÊ VAI ATRAVESSAR O CIRCUITO COM PULOS ALTERNADOS NOS DOIS PÉS E EM UM PÉ SÓ, SEM SAIR DAS CASINHAS E EVITANDO PULAR NA CASA QUE TIVER A PEDRINHA, ATÉ CHEGAR NO “CÉU”. FAÇA O CAMINHO DE VOLTA E PEGUE A PEDRINHA SEM PULAR NA CASA ONDE ELA ESTÁ E RETORNE PARA A “TERRA”. DEPOIS VOCÊ VAI ATIRAR A PEDRINHA NA PRÓXIMA CASINHA (NÚMERO 2), LEMBRANDO A ORDEM DOS NÚMEROS. SE O JOGADOR ERRAR, ENTÃO É A VEZ DO PRÓXIMO JOGADOR.
AGORA OBSERVE A FIGURA ABAIXO:
VOCÊ SABE O QUE É UM NÚMERO ANTECESSOR OU SUCESSOR?
O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM ANTES DELE.
VAMOS PENSAR NO NÚMERO 3.
QUEM VEM ANTES DELE? O NÚMERO 2! ELE É O ANTECESSOR DO 3.
O SUCESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM DEPOIS DELE.
VAMOS PENSAR NO NÚMERO 3 NOVAMENTE.
QUEM VEM DEPOIS DELE? O NÚMERO 4! ELE É O SUCESSOR DO 3.
RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO NO SEU CADERNO:
VAMOS PENSAR MAIS UM POUCO SOBRE OS NÚMEROS ANTECESSORES E SUCESSORES? RESPONDA NO CADERNO.
■ PENSE NA SUA IDADE E ESCREVA:
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES E QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS?
■ PENSE NO NÚMERO 15 E ESCREVA:
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES E QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS? SE PRECISAR DE AJUDA, OLHE O CALENDÁRIO.
AGORA QUE VOCÊ JÁ ESCREVEU OS NOMES DOS NÚMEROS, PODE REESCREVER A PARLENDA NO CADERNO.
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES E QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS? SE PRECISAR DE AJUDA, OLHE O CALENDÁRIO.
AGORA É HORA DE SE DIVERTIR E
BRINCAR DE AMARELINHA EM CASA!
BRINCAR DE AMARELINHA EM CASA!
E SE NÃO TIVER CAIXAS DE PAPELÃO, NÃO SE PREOCUPE! VOCÊ PODE FAZER COMO A IRINA, QUE BRINCA DE AMARELINHA DESENHADA NA FOLHA DE PAPEL E “PULA” COM OS DEDOS. VOCÊ JÁ TENTOU? CONVIDE ALGUÉM NA SUA CASA PARA BRINCAR! É MUITO LEGAL!
PORTUGUÊS - IDENTIFICANDO E REPRODUZINDO PARLENDAS
- PARA OS RESPONSÁVEIS:
Através da leitura de uma PARLENDA do folclore brasileiro, gostaríamos que as crianças pudessem observar que o estudo da língua pode unir-se ao estudo da matemática. Bastante conhecidas, as parlendas são versinhos com temática infantil. Ajude na leitura das atividades de linguagem deixando que a criança identifique as letras e reconheça seus sons e escritas.
- PARA OS ALUNOS:
VOCÊ SABIA QUE OS VERSINHOS QUE COSTUMAMOS RECITAR DURANTE ALGUMAS BRINCADEIRAS NO PÁTIO DA ESCOLA CHAMAM-SE PARLENDAS? AS PARLENDAS SÃO DIVERTIDAS DE REPETIR, POIS COSTUMAM RIMAR AS PALAVRAS. VAMOS COMPLETAR COM OS NOMES DOS NÚMEROS DITOS NA PARLENDA?
FEIJÃO COM ARROZ
FEIJÃO NO PRATO
REPITO OUTRA VEZ
COMER BISCOITO
COMER PASTÉIS
AGORA QUE VOCÊ JÁ ESCREVEU OS NOMES DOS NÚMEROS, PODE REESCREVER A PARLENDA NO CADERNO.
O DIÁRIO
LINO ADORA FAZER LISTAS, SABIA? O DIÁRIO DELE TEM UMA PORÇÃO DELAS! OBSERVE A LISTA QUE ELE COMEÇOU ESSA SEMANA:
MAS O LINO ASSINOU ANTES DE TERMINAR! PRECISAMOS AJUDÁ-LO DESCOBRINDO SE TODOS OS ITENS QUE ELE LISTOU SÃO MESMO DE HIGIENE. PARA AJUDÁ-LO, PRECISAMOS LER AS PALAVRAS QUE JÁ ESTÃO NA LISTA E COMPLETAR A LISTA COM MAIS TRÊS PALAVRAS.
VOCÊ TAMBÉM ACHA DIVERTIDO FAZER LISTAS? VAMOS FAZER UMA LISTA DE COISAS QUE UTILIZAMOS PARA MANTER NOSSA HIGIENE? APÓS ESCREVER SUA LISTA, TENTE LER O QUE VOCÊ ESCREVEU PARA ALGUÉM NA SUA CASA, PENSANDO NAS LETRAS DESSAS PALAVRAS E CONTANDO QUANTAS SÍLABAS CADA PALAVRA TEM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário