terça-feira, 23 de junho de 2020

ATIVIDADES PARA TURMAS A21 E A23 - SEMANA 22/6 A 29/6

Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas A21 e A23:

PORTO ALEGRE, 23 DE JUNHO DE 2020.

QUERIDOS ALUNOS,

ESPERAMOS QUE VOCÊS ESTEJAM BEM, EM CASA E COM SUAS FAMÍLIAS.
AS ATIVIDADES DESTA SEMANA TÊM MUITAS LEMBRANÇAS DIVERTIDAS. VOCÊ JÁ BRINCOU DE AMARELINHA? SABE O QUE É UMA PARLENDA? VAMOS RELEMBRAR E DESCOBRIR JUNTOS!
E LÁ NO FINAL DAS ATIVIDADES, VAMOS AJUDAR O NOSSO AMIGO LINO E PREENCHER MAIS UM POUCO NOSSO DIÁRIO?
BOAS ATIVIDADES!

COM CARINHO,
PROFª. ADRIANA (TURMA A21) E PROFª. CAMILA (TURMA A23)

 


MATEMÁTICA - BRINCANDO COM A AMARELINHA

  • PARA OS RESPONSÁVEIS:

Nesta atividade as crianças irão trabalhar a sequência numérica com a brincadeira amarelinha. Caso a criança não conheça a brincadeira, o adulto responsável pode contar se brincava disso quando era criança e como se faz. Além da sequência dos números, as crianças irão começar a pensar sobre a ideia de números antecessores e sucessores. É importante explicar para criança, com palavras mais fáceis, ligando a palavra antecessor ao que vem antes e a palavra sucessor ao que vem depois.
  • PARA OS ALUNOS:
OS NÚMEROS REPRESENTAM QUANTIDADES E TÊM UMA SEQUÊNCIA NA SUA ESCRITA. VOCÊ JÁ BRINCOU DE AMARELINHA? NESSA BRINCADEIRA OS NÚMEROS APARECEM NA SEQUÊNCIA DO 1 AO 10.


VAMOS RELEMBRAR AS REGRAS DESSE JOGO?

PRIMEIRO VOCÊ DEVE FICAR LÁ NO COMEÇO, NO ESPAÇO “TERRA” E ATIRAR A PEDRA NA CASINHA QUE NÃO PODERÁ SER PISADA, COMEÇANDO PELO NÚMERO 1. VOCÊ VAI ATRAVESSAR O CIRCUITO COM PULOS ALTERNADOS NOS DOIS PÉS E EM UM PÉ SÓ, SEM SAIR DAS CASINHAS E EVITANDO PULAR NA CASA QUE TIVER A PEDRINHA, ATÉ CHEGAR NO “CÉU”. FAÇA O CAMINHO DE VOLTA E PEGUE A PEDRINHA SEM PULAR NA CASA ONDE ELA ESTÁ E RETORNE PARA A “TERRA”. DEPOIS VOCÊ VAI ATIRAR A PEDRINHA NA PRÓXIMA CASINHA (NÚMERO 2), LEMBRANDO A ORDEM DOS NÚMEROS. SE O JOGADOR ERRAR, ENTÃO É A VEZ DO PRÓXIMO JOGADOR.

AGORA OBSERVE A FIGURA ABAIXO:

VOCÊ SABE O QUE É UM NÚMERO ANTECESSOR OU SUCESSOR?



O ANTECESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM ANTES DELE.
VAMOS PENSAR NO NÚMERO 3.
QUEM VEM ANTES DELE? O NÚMERO 2! ELE É O ANTECESSOR DO 3.

2👈
3


O SUCESSOR DE UM NÚMERO É AQUELE QUE VEM DEPOIS DELE.

VAMOS PENSAR NO NÚMERO 3 NOVAMENTE.
QUEM VEM DEPOIS DELE? O NÚMERO 4! ELE É O SUCESSOR DO 3.


3
👉4

RESPONDA AS PERGUNTAS ABAIXO NO SEU CADERNO:

VAMOS PENSAR MAIS UM POUCO SOBRE OS NÚMEROS ANTECESSORES E SUCESSORES? RESPONDA NO CADERNO.
■ PENSE NA SUA IDADE E ESCREVA:
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES E QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS?


ANTECESSOR


ESCREVA SUA IDADE AQUI


SUCESSOR
■ PENSE NO NÚMERO 15 E ESCREVA:
QUAL O NÚMERO QUE VEM ANTES E QUAL O NÚMERO QUE VEM DEPOIS? SE PRECISAR DE AJUDA, OLHE O CALENDÁRIO.


ANTECESSOR
15


SUCESSOR

AGORA É HORA DE SE DIVERTIR E
BRINCAR DE AMARELINHA EM CASA!

E SE NÃO TIVER CAIXAS DE PAPELÃO, NÃO SE PREOCUPE! VOCÊ PODE FAZER COMO A IRINA, QUE BRINCA DE AMARELINHA DESENHADA NA FOLHA DE PAPEL E “PULA” COM OS DEDOS. VOCÊ JÁ TENTOU? CONVIDE ALGUÉM NA SUA CASA PARA BRINCAR! É MUITO LEGAL!


PORTUGUÊS - IDENTIFICANDO E REPRODUZINDO PARLENDAS
  • PARA OS RESPONSÁVEIS:
Através da leitura de uma PARLENDA do folclore brasileiro, gostaríamos que as crianças pudessem observar que o estudo da língua pode unir-se ao estudo da matemática. Bastante conhecidas, as parlendas são versinhos com temática infantil. Ajude na leitura das atividades de linguagem deixando que a criança identifique as letras e reconheça seus sons e escritas.
  • PARA OS ALUNOS:
VOCÊ SABIA QUE OS VERSINHOS QUE COSTUMAMOS RECITAR DURANTE ALGUMAS BRINCADEIRAS NO PÁTIO DA ESCOLA CHAMAM-SE PARLENDAS? AS PARLENDAS SÃO DIVERTIDAS DE REPETIR, POIS COSTUMAM RIMAR AS PALAVRAS. VAMOS COMPLETAR COM OS NOMES DOS NÚMEROS DITOS NA PARLENDA?

1


2


FEIJÃO COM ARROZ

3


4


FEIJÃO NO PRATO

5


6


REPITO OUTRA VEZ

7


8


COMER BISCOITO

9


10


COMER PASTÉIS

AGORA QUE VOCÊ JÁ ESCREVEU OS NOMES DOS NÚMEROS, PODE REESCREVER A PARLENDA NO CADERNO.


O DIÁRIO


LINO ADORA FAZER LISTAS, SABIA? O DIÁRIO DELE TEM UMA PORÇÃO DELAS! OBSERVE A LISTA QUE ELE COMEÇOU ESSA SEMANA:

MAS O LINO ASSINOU ANTES DE TERMINAR! PRECISAMOS AJUDÁ-LO DESCOBRINDO SE TODOS OS ITENS QUE ELE LISTOU SÃO MESMO DE HIGIENE. PARA AJUDÁ-LO, PRECISAMOS LER AS PALAVRAS QUE JÁ ESTÃO NA LISTA E COMPLETAR A LISTA COM MAIS TRÊS PALAVRAS.

VOCÊ TAMBÉM ACHA DIVERTIDO FAZER LISTAS? VAMOS FAZER UMA LISTA DE COISAS QUE UTILIZAMOS PARA MANTER NOSSA HIGIENE? APÓS ESCREVER SUA LISTA, TENTE LER O QUE VOCÊ ESCREVEU PARA ALGUÉM NA SUA CASA, PENSANDO NAS LETRAS DESSAS PALAVRAS E CONTANDO QUANTAS SÍLABAS CADA PALAVRA TEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário