Olá! Como está? Espero que
esteja tudo bem, que esteja aproveitando um dia de cada vez e brincando
bastante, com saúde.
Nesta atividade vamos relembrar a história que tralhamos na
atividade anterior e aproveitar algumas partes dela para conhecer melhor as
palavras e aprender ainda mais coisas! Esta atividade também é muito importante
para a construção da identidade e valorização da diversidade no reconhecimento
das nossas qualidades e características pessoais e do outro.
1º MOMENTO: Você lembra do livro Cada
um com seu jeito, cada jeito é de um, que assistimos em vídeo na aula passada?
Contava a história de uma menininha muito linda e sapeca, que fazia muitas
peraltices e contou para nós como é o seu jeito e de cada um cada família dela.
Se precisar, volte na aula passada e assista novamente ao vídeo.
Peça ajuda a um familiar
para escrever e liste algumas características que você percebe em si mesmo:
qual a cor do seu cabelo, como ele é, a cor da sua pele, sua altura, o seu
jeito de ser, etc. Faça um desenho seu bem bonito, mostrando essas características.
Capricha!
Não esquece colocar a data da atividade e o seu nome na folha para
entregar para a profª quando voltarmos a nos ver.
2º MOMENTO: Qual é o nome da
menininha? Luanda, não é mesmo?! Pois vamos pensar sobre o nome dela e as
letras que o formam assistindo ao vídeo que a profª gravou para vocês! (E deu
um trabalhão pra gravar, viu?! Gente do céu!).
Com qual letra começa o
nome Luanda? L! Qual o som da letra L?
A letra L e as vogais
formam sílabas, que são encontros de letras que juntas formam palavras.
Vamos pensar na combinação
da letra L com A, LA ou LÃ. L com E, LE ou LÉ. L com I, LI. L com O, LO ou LÓ.
L com U, LU! Luanda começa com LU. Vamos pensar em outras palavras que comecem
com L? Não esquece que as letras A, E, O tem dois sons. Faça uma listinha com
as palavras e/ou desenhos no caderno ou em uma folha com nome e data para
entregar para a profª quando nos vermos novamente.
3º MOMENTO: Vamos brincar com a
matemática comparando tamanhos? Observando as características da sua família,
responda:
Quem tem o pé maior? Quem
tem a mão menor? Quem é mais alto? Quem tem a estatura mais baixa?
4º MOMENTO: Você consegue organizar
objetos na ordem do menor ao maior? Peça ajuda de um familiar para escolher
quais objetos você vai utilizar, que sejam seguros e apropriados ao seu uso, já
que você é criança. Vai parecer uma escadinha a sua organização, tente utilizar
mais de três objetos. Estou curiosa para saber quais você utilizou. Boa
atividade! Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário