Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas A21 e A23:
CALENDÁRIO - MÊS DE MAIO DE 2020
VOCÊ PERCEBEU? HOJE É TERÇA-FEIRA, DIA 26/05/2020.
QUE DIA FOI ONTEM? E QUE DIA SERÁ AMANHÃ?
- PORTUGUÊS – ESTUDO DA LÍNGUA
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta semana sugerimos a leitura do livro “A Magia das Letras”. O livro faz parte do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC) e está disponível no site do Governo do Ceará. Para o adulto que irá ler a história com a criança, sugerimos que leia enfatizando que as letras citadas estão (quase sempre) dentro das palavras lidas ao final de cada verso. Talvez a criança ainda não consiga distinguir a letra citada, porque o livro está escrito em letras de imprensa e não em letras bastão. Qual a diferença entre as escritas? Veja abaixo:
SUGESTÃO PARA A LEITURA:
Escreva a palavra do final do verso em letra bastão e pergunte para a criança onde estão as letras principais.
Exemplo:
Aonde estão o G e o H em GANHAR? Temos vogais nesta palavra? As vogais se repetem para formar esta palavra?
Outra possibilidade é escrever as palavras utilizando letras móveis (que as crianças foram convidadas a fazer com tampinhas na atividade do dia 7 de maio). A criança irá perceber que existe a necessidade de construir mais letras móveis, que elas se repetem numa palavra, principalmente as vogais, que sempre aparecem nas palavras. Caso não existam tampinhas suficientes, crie alfabetos móveis com diferentes materiais recicláveis (papelão, capa antiga de caderno, etc). Isso facilitará a leitura e a compreensão das letras e seus sons. Boa leitura!
PARA OS ALUNOS:
VAMOS LER OU OUVIR UMA HISTÓRIA? O LIVRO “MAGIA DAS LETRAS” CONTA UMA HISTÓRIA DAS LETRAS DO NOSSO ALFABETO. SÓ QUE O LIVRO NÃO CONTA A HISTÓRIA DE CADA LETRA VIVENDO SOZINHA. PELO CONTRÁRIO, O LIVRO MOSTRA QUE AS LETRAS JUNTAS FORMAM COISAS MUITO MAIS LEGAIS: PALAVRAS!
NO VERSO ABAIXO O B ENCONTROU O A. MAS O A APARECEU SÓ UMA VEZ NA PALAVRA BALADA? QUANTAS VEZES O A APARECEU NESSA PALAVRA? ESCREVA EM SEU CADERNO.
NO VERSO AQUI ABAIXO O C ENCONTROU O D. MAS ALGUMAS VOGAIS APARECEM NA PALAVRA EM DESTAQUE. QUAIS SÃO? ESCREVA EM SEU CADERNO.
NESTE OUTRO VERSO, AQUI EMBAIXO, O T SE JUNTOU COM DUAS VOGAIS DIFERENTES (A - U). E FOI A VEZ DO T SE REPETIR! QUANTAS VEZES O T APARECEU NESSA PALAVRA? ESCREVA EM SEU CADERNO.
- ATIVIDADE DE FIXAÇÃO - O ALFABETO
PARA OS RESPONSÁVEIS:
A revisão do alfabeto pode ser feita sempre que possível: antes, durante e depois da realização das atividades da escola. Como exercício de fixação da aprendizagem das letras do alfabeto, estamos sugerindo, ao longo das semanas, a escrita de um diário, onde as crianças podem registrar algumas palavras que façam sentido para elas, algo que tenham vivido ou estudado a cada semana. A proposta abaixo, além de diferenciar vogais e consoantes também solicita a contagem das letras, para o trabalho de construção do número.
PARA OS ALUNOS:
CONTINUANDO O ESTUDO DAS VOGAIS, CONSOANTES E DO ALFABETO, VAMOS REVISAR E CONTAR QUANTAS LETRAS NOSSO ALFABETO TEM?
QUANTAS VOGAIS VOCÊ CONTOU?
ESCREVA O NÚMERO AQUI
QUANTAS CONSOANTES VOCÊ CONTOU?
ESCREVA O NÚMERO AQUI
E O ALFABETO INTEIRO, TEM QUANTAS LETRAS?
ESCREVA O NÚMERO AQUI
AGORA QUE VOCÊ REVISOU AS LETRAS DO ALFABETO, VAMOS ESCREVER PALAVRAS SOBRE A ESCOLA EM NOSSO DIÁRIO? DEPOIS DE ESCREVER TRÊS PALAVRAS E IDENTIFICAR AS LETRAS QUE VOCÊ USOU, O QUE ACHA DE FAZER DESENHOS COM ELAS?
Imagem de arquivo pessoal
Nenhum comentário:
Postar um comentário