quinta-feira, 7 de maio de 2020

ATIVIDADES PARA TURMAS A20

A21 - A22 - A23

Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:

PORTO ALEGRE, 07 DE MAIO DE 2020.
QUERIDOS ALUNOS,

QUEM AÍ ESTÁ REALIZANDO AS TAREFAS QUE AS PROFES ESTÃO POSTANDO?
PENSAMOS EM VOCÊS TANTAS VEZES NESTES DIAS...
ESSA SEMANA GOSTARÍAMOS QUE VOCÊS SEGUISSEM OBSERVANDO O CALENDÁRIO E ESTUDANDO OS DIAS DA SEMANA. QUE DIA DA SEMANA É HOJE? E QUE DIA FOI ONTEM? E AMANHÃ?
TAMBÉM PREPARAMOS ATIVIDADES PARA SEGUIRMOS PENSANDO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE LER E ESCREVER NA NOSSA VIDA, TRATANDO DAS VÁRIAS FORMAS DE NOS COMUNICARMOS E O QUANTO É IMPORTANTE RESPEITAR AS FORMAS DE COMUNICAR UNS DOS OUTROS. DENTRE AS PROPOSTAS, TROUXEMOS TIPOS DE ALFABETOS, JOGOS, VÍDEOS E UM MONTE DE QUESTÕES IMPORTANTES PARA PENSARMOS SOBRE A VIDA E O MEIO AMBIENTE.

ESTAMOS COM SAUDADE! SE CUIDEM E FIQUEM EM CASA.

 COM CARINHO,
PROFESSORAS
ADRIANA (TURMA A21)
CIRLENE (TURMA A22)
CAMILA (TURMA A23)


CALENDÁRIO - MÊS DE MAIO DE 2020

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO





1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31







PENSE: VOCÊ JÁ SABE TODOS OS DIAS DA SEMANA? QUE DIA DA SEMANA É HOJE?



CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – "A GENTE SE ENTENDE!"
(PARTE 2)

PARA OS RESPONSÁVEIS:
Faremos a leitura e atividades utilizando o gibi da Turma da Mônica: “A gente se entende!”, produzido pelo Programa pela Ética e Cidadania - “Um por todos e todos por um!”. Este material foi produzido pela Editora Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto pelo Ministério da Educação e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). Desta vez, a partir da leitura da história “Como você se comunica?”, propomos que se continue pensando sobre as atitudes do nosso dia a dia e como estamos nos relacionando com as outras pessoas, com o meio ambiente e os bens públicos. Sugerimos que a leitura possa ser feita por um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser questionadas sobre: “que imagem o quadrinho está mostrando?” ou “por que será que o personagem disse isso?”, entre outras perguntas que possam surgir, como temos indicado em atividades anteriores, aqui do Blog. A leitura tratará - dentre outros assuntos muito importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças -, do respeito à leis, ao próximo e interesse pelo bem da comunidade.

PARA OS ALUNOS:
LEMBRA QUE NA PRIMEIRA HISTÓRIA DO GIBI FALAMOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA? CEBOLINHA APRESENTOU ALGUMAS DIFICULDADES NA ESCOLA E PRECISOU DE AJUDA PARA APRENDER. SERÁ QUE PARA APRENDERMOS ALGO PRECISAMOS ESTAR CURIOSOS E TENTAR ENTENDER A IMPORTÂNCIA DAS COISAS NA NOSSA VIDA?

PARA PENSARMOS APÓS A LEITURA:
VOCÊ JÁ PAROU PARA PENSAR NA IMPORTÂNCIA DA LEITURA E DA ESCRITA NA SUA VIDA? PREFERE LER OU ESCREVER? OU OS DOIS? OU NENHUM? E POR QUÊ? CONVERSE COM O ADULTO QUE ESTÁ AJUDANDO VOCÊ NA TAREFA.

Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
QUANDO VOCÊ FOR ADULTO, VAI PRECISAR USAR A LEITURA E A ESCRITA EM QUE ATIVIDADES? ESCREVA EM SEU CADERNO.
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
VOCÊ PENSA NO QUE GOSTARIA DE FAZER QUANDO FOR ADULTO? NO QUE GOSTARIA DE TRABALHAR? QUANDO AS PESSOAS SÃO ADULTAS ELAS ESCOLHEM UMA PROFISSÃO E ALGUMAS SONHAM COM ISSO DESDE PEQUENAS. ALGUMAS PESSOAS PRECISAM ESTUDAR BASTANTE PARA ALCANÇAR O SEU SONHO.

QUEM SABE, LÁ NO SEU DIÁRIO, VOCÊ POSSA ESCREVER SOBRE ISSO? ESCREVE LÁ QUAL PROFISSÃO QUE VOCÊ SONHA TER QUANDO FOR GRANDE. PODE DESENHAR TAMBÉM!

NEM SEMPRE A GENTE SABE O QUE QUER FAZER NA VIDA DE ADULTO (E TUDO BEM, TÁ?), MAS PODEMOS PENSAR SOBRE ISSO E IMAGINAR COMO SERIA. ENQUANTO A VIDA DE ADULTO NÃO CHEGA, VAMOS ESTUDAR E BRINCAR BASTANTE! 

Acesso: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf


PORTUGUÊS – "COMO VOCÊ SE COMUNICA?" - O ALFABETO

PARA OS RESPONSÁVEIS:
A partir da leitura da história: "Como você se comunica?" (páginas 15 até 26), propomos pensar sobre este que é o questionamento que a professora da Turma da Mônica faz ao final da conversa em sala de aula: como nos comunicamos? Qual é o nosso jeito de comunicar de outros? Por que precisamos respeitar os variados jeitos de comunicar das pessoas? Converse sobre este tema com as crianças.

PARA OS ALUNOS:
VOCÊ PERCEBEU OS JEITOS DE COMUNICAR DOS PERSONAGENS DA NOSSA HISTÓRIA? DORINHA É UMA GAROTA QUE ESCUTA E QUE OS COLEGAS FALAM, MAS NÃO PODE VER. ELA CONTA A HISTÓRIA DE LOUIS BRAILE E DA FORMA DE COMUNICAÇÃO QUE ELA UTILIZA. OBSERVE O QUADRINHO ABAIXO:
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf

COMPLETE A PALAVRA ABAIXO, COM AS LETRAS QUE ESTÃO FALTANDO. ESTAS LETRAS SÃO CHAMADAS DE VOGAIS. DEPOIS, ESCREVA O NOME DESTA LINGUAGEM EM SEU CADERNO.

VOGAIS
A
E
I
O
U


B
R


L


DORINHA TAMBÉM NOS ENSINA QUE EXISTEM MAQUINAS QUE PODEM AUXILIÁ-LA PARA A ESCRITA. OBSERVE O ALFABETO QUE ELA UTILIZA:
 
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf


VOCÊ SABIA? A ESCRITA MANUAL EM BRAILE OU BRAILLE SE REALIZA COM FERRAMENTAS CHAMADAS PRANCHA E PUNÇÃO. A PRANCHA É COMPOSTA DE DUAS CHAPAS METÁLICAS, ENTRE AS QUAIS SE INSERE UMA FOLHA DE PAPEL. O PUNÇÃO É UM INSTRUMENTO EM FORMA DE CANETA USADO PARA PRESSIONAR O PAPEL CONTRA BURAQUINHOS DA CHAPA INFERIOR, FORMANDO PONTOS SALIENTES. A PESSOA ESCREVE DA DIREITA PARA A ESQUERDA; QUANDO SE VIRA A FOLHA, OS PONTOS SALIENTES FICAM VOLTADOS PARA CIMA E SÃO LIDOS DA ESQUERDA PARA A DIREITA. O BRAILLE TAMBÉM É PRODUZIDO POR MÁQUINAS ESPECIAIS.
FONTE: https://escola.britannica.com.br/artigo/braile/480837

E COMO A PROFESSORA SABIA O QUE O HUMBERTO ESTAVA DIZENDO? CONHECE ALGUÉM QUE SE COMUNICA COMO ELE? OBSERVE ABAIXO O ALFABETO QUE O HUMBERTO UTILIZA PARA SE COMUNICAR:
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf

VAMOS TENTAR COMUNICAR NOSSO NOME PARA ALGUÉM ATRAVÉS DA LINGUAGEM DE SINAIS? DEPOIS, ESCREVA O NOME DESTA LINGUAGEM EM SEU CADERNO. VAMOS DAR UMA DICA:

L

B
R

S

AGORA, UM DESAFIO? VOCÊ PODE USAR SEU CADERNO PARA DESENHAR AS MÃOZINHAS QUE COMUNICAM SEU NOME E ESCREVER AS LETRAS DO ALFABETO AO LADO, COMO MOSTRA A IMAGEM ACIMA. CADA UM DESENHA DO SEU JEITO. ACEITA O DESAFIO?

Acesso: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf





VAMOS CONSTRUIR UM ALFABETO COM TAMPINHAS DE GARRAFA?
MATERIAIS QUE VOCÊ IRÁ PRECISAR:
  • TAMPINHAS DE GARRAFA PET
  • FITA ADESIVA
  • CANETINHAS OU LÁPIS
  • TESOURA SEM PONTA
  • FOLHAS DE PAPEL
Imagens de arquivo pessoal

NÃO SE ESQUEÇA:

PARA OS RESPONSÁVEIS:
As atividades no final de cada história do gibi são um adicional às leituras. As crianças podem usar o caderno para registrar as palavras que forem escrevendo, bem como os números encontrados nas resoluções das fórmulas matemáticas. Lembrando que é importante que a criança sempre tenha o apoio de um alfabeto na hora da sua leitura, assim como o apoio visual da sequência dos números.

PARA OS ALUNOS:
VOCÊ VIU AS ATIVIDADES QUE EXISTEM NO FINAL DE CADA HISTÓRIA DO GIBI? LÁ NAS PÁGINAS 13, 14, 25, 26 E 34. VOCÊ JÁ TENTOU FAZER? SE VOCÊ NÃO TENTOU, VAMOS LÁ?! VOCÊ PODE REGISTRAR EM UM PAPEL AS LAVRAS QUE FORMAR OU OS NÚMEROS QUE CONTAR.

Acesso: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf


CUIDADOS COM O LIXO - SEPARAR PARA RECICLAR

PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta atividade os alunos devem pensar sobre o meio ambiente e despertar a consciência ecológica. É importante que, desde pequenos, tenhamos hábitos que nos levem à preservação do meio ambiente e, uma forma simples de desenvolvermos este cuidado, seria a prática da separação do lixo, que pode iniciar em casa, mas também precisa acontecer nos lugares públicos, pensando o bem comum e como nossas atitudes influenciam o dia a dia de toda a comunidade. Ajude as crianças a ler e interpretar esta tirinha, onde o Cebolinha, já adulto, esta colocando o lixo no lugar certo.

PARA OS ALUNOS:
NÃO HÁ COMO NÃO PRODUZIR LIXO, NÃO É MESMO? TUDO QUE FAZEMOS EM CASA, NA ESCOLA, NO TRABALHO E EM TODAS AS ATIVIDADES DO DIA A DIA GERAM ALGUM TIPO DE LIXO OU RESÍDUO. NA TIRINHA ACIMA VOCÊ PODE OBSERVAR O CEBOLINHA, JÁ ADULTO, COLOCANDO O LIXO NAS LIXEIRAS COLORIDAS. 
CONFORME A COR DA LIXEIRA, PODEMOS SEPARAR CADA LIXO A PARTIR DO MATERIAL QUE ELE É FEITO, PARA QUE MAIS TARDE ELE POSSA SER RECICLADO. VOCÊ JÁ VIU AS LIXEIRAS DE CORES DIFERENTES NAS RUAS OU NA ESCOLA? SABE QUAL MATERIAL CADA COR REPRESENTA?

  • AMARELA: METAL (LATAS DE REFRIGERANTE, LATAS DE LEITE EM PÓ, LATAS DE ALIMENTOS EM GERAL, PREGOS, PARAFUSOS);
  • VERMELHA: PLÁSTICO (SACOS, SACOLAS, EMBALAGENS, GARRAFAS PET);
  • AZUL: PAPEL (JORNAL, REVISTAS, CADERNOS VELHOS, EMBALAGENS);
  • VERDE: VIDRO (GARRAFAS, EMBALAGENS DE VIDRO, POTES DE VIDRO);
  • MARROM: ORGÂNICO (RESTO DE COMIDA, CASCA DE FRUTAS, PAPEL HIGIÊNICO).

VOCÊ JÁ REPAROU QUE NA ESCOLA NÓS TEMOS DUAS LIXEIRAS EM CADA SALA? JÁ PAROU PARA PENSAR O PORQUÊ? PORQUE COSTUMAMOS SEPARAR O LIXO SECO DO LIXO ORGÂNICO.


  • O LIXO SECO É COMPOSTO DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS E REAPROVEITÁVEIS COMO PAPEL SECO, PAPELÃO, LATAS DE ALUMÍNIO, ISOPOR, PLÁSTICOS, METAIS, VIDROS E EMBALAGENS LONGA VIDA.
  • O LIXO ORGÂNICO É COMPOSTO DE RESÍDUOS BASICAMENTE ORGÂNICOS COMO CASCAS E RESTOS DE FRUTAS E LEGUMES, SOBRAS DE COMIDA, PAPEL HIGIÊNICO E FRALDAS DESCARTÁVEIS USADOS, GUARDANAPO E TOALHA DE PAPEL SUJOS, PLANTAS, RESTOS DE PODAS E VARRIÇÃO, PÓ DE CAFÉ E ERVA-MATE.
FONTE: https://www2.portoalegre.rs.gov.br/dmlu/default.php?p_secao=109


OBSERVANDO O QUADRINHO ABAIXO, VOCÊ IDENTIFICA QUAIS OS MATERIAIS PODEM SER DESCARTADOS EM CADA UMA DELAS ATRAVÉS DAS SUAS CORES? ESCREVA NO SEU CADERNO.
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf

NA SUA CASA EXISTE O HÁBITO DE SEPARAR O LIXO? JÁ PAROU PARA PENSAR COMO SUA FAMÍLIA PODE CONTRIBUIR PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE? REGISTRE AS RESPOSTAS NO SEU CADERNO.

SE VOCÊ QUISER SABER MAIS SOBRE A IMPORTÂNCIA DE CUIDARMOS DO MEIO AMBIENTE E SE DIVERTIR COM AS AVENTURAS DO CEBOLINHA, DO CASCÃO, DA DORINHA, DO CHICO BENTO E MUITOS OUTROS PERSONAGENS DESSA TURMINHA, ASSISTA O DESENHO ANIMADO DA TURMA DA MÔNICA COM UM PLANO PARA SALVAR O PLANETA: ACESSE AQUI O VÍDEO.


AGORA QUE VOCÊ JÁ LEU E ESCREVEU BASTANTE,
VAMOS JOGAR?

NO COMEÇO DO JOGO VOCÊ TAMBÉM RECEBERÁ INFORMAÇÕES SOBRE O LIXO E RESÍDUOS. DEPOIS VOCÊ IRÁ SELECIONAR O TIPO DE RESÍDUO QUE DEVE COLOCAR EM CADA LIXEIRA. (ATENÇÃO PARA A COR DE CADA UMA!) COM ESTE JOGO, VOCÊ PODERÁ TESTAR SEU CONHECIMENTO SOBRE SEPARAÇÃO DE RESÍDUOS E AS CORES DAS LIXEIRAS. 

NO FINAL DE CADA FASE DO JOGO, VOCÊ VAI FICAR SABENDO QUANTO TEMPO LEVA PARA QUE CADA RESÍDUO SUMA DA NATUREZA!

ACESSO DO JOGO: CLIQUE AQUI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário