sábado, 9 de maio de 2020

atividades A30

BOM DIA TURMA, COMO VOCÊS ESTÃO?
Nas semanas anteriores postamos aqui no blog atividades que abordavam as emoções através de:  histórias, vídeos e atividades práticas. Gostaríamos desta semana explorar um pouco mais deste tema tão importante e com a ajuda dos responsáveis:
*Para os responsáveis:
Identificar as emoções é um marco importante para as crianças. Elas começam a reconhecer e nomear o que sentem. Para isso, como adultos, devemos dar-lhes nossa paciência e apoio para que possam amadurecerem e serem capazes de se autoconhecerem. Expressar emoções é fundamental para que a criança seja capaz de desenvolver o controle emocional. Isso lhe ajudará, por exemplo, na tomada de decisões em situações relevantes. 

*Para os responsáveis e os estudantes:
Orientações de como fazer o termômetro das emoções
O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode ser feito pela própria criança. Posto que podem internalizar o significado das emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade. Queremos que vocês sejam bem criativos, abaixo segue orientação de como fazer, mas vocês poderão inovar e criar o próprio termômetro das emoções.

Material necessário:
·                     Cartolina ou papelão (o material que o estudante tiver em casa)
·                     Lápis de cor 
·                     Canetinha
·                     Prendedores de roupa
·                     Cola bastão
Como preparar:
1)     Escrever os nomes das emoções a serem trabalhadas (raiva, alegria, tristeza, calma,etc.) fazendo umas fichas retangulares ou carinhas, na cartolina ou no papelão.
2)      Recortar e colar uma embaixo da outra.
3)     Fixar na parede em algum lugar da casa.
4)     Diariamente ou na medida que a criança mudar de humor, ela deve sinalizar com o prendedor como está se sentindo.
5)     Pergunte a criança se ela pode descrever situações em que sente raiva, alegria, tristeza, calma, medo…
Para os estudantes:
 *Comece a partir de hoje escrever o seu próprio diário (separe um caderno ou uma matéria para realizar esta atividade)
 *Esta tarefa tem como objetivo aprimorarmos nossa linguagem escrita e também é uma forma de vocês expressarem suas emoções.         
 *Escrevam suas rotinas, como foram os seus dias, o que vocês fizeram. E principalmente como vocês se sentiram no decorrer do dia.
Pedimos que escrevam como sabem, não tenham medo de errar, na volta às aulas quero ver este diário e através dele conhecer um pouco melhor vocês e trabalharmos a escrita e outras questões importantes que este diário irá nos apresentar. 
*Lembrando que a escrita se aprimora através da leitura, neste blog há várias sugestões de leituras, pedimos que as famílias estabeleçam na rotina das crianças momentos de leituras.

Abaixo segue a sugestão de poemas para as crianças lerem. Clica na imagem e irá abrir uma página com os Poemas de Cecília Meireles:



Professora Lucilene

Nenhum comentário:

Postar um comentário