BOM DIA TURMA, COMO
VOCÊS ESTÃO?
Nas semanas anteriores postamos aqui no blog atividades que
abordavam as emoções através de: histórias, vídeos e atividades práticas.
Gostaríamos desta semana explorar um pouco mais deste tema tão importante e com
a ajuda dos responsáveis:
*Para os responsáveis:
Identificar as emoções é um marco importante para as crianças. Elas
começam a reconhecer e nomear o que sentem. Para isso, como adultos, devemos
dar-lhes nossa paciência e apoio para que possam amadurecerem e serem capazes
de se autoconhecerem. Expressar emoções é fundamental para que a criança seja
capaz de desenvolver o controle emocional. Isso lhe ajudará, por exemplo, na
tomada de decisões em situações relevantes.
*Para os responsáveis e os estudantes:
Orientações de como fazer o termômetro das emoções
O mais legal do termômetro das emoções que vamos confeccionar é que pode
ser feito pela própria criança. Posto que podem internalizar o significado das
emoções, aprendendo a nomear o que sente com mais facilidade. Queremos que
vocês sejam bem criativos, abaixo segue orientação de como fazer, mas vocês
poderão inovar e criar o próprio termômetro das emoções.
Material necessário:
·
Cartolina ou papelão (o material que
o estudante tiver em casa)
·
Lápis de cor
·
Canetinha
·
Prendedores de roupa
·
Cola bastão
Como preparar:
1) Escrever os nomes das emoções a serem trabalhadas (raiva, alegria,
tristeza, calma,etc.) fazendo umas fichas retangulares ou carinhas, na
cartolina ou no papelão.
2) Recortar e colar uma embaixo
da outra.
3) Fixar na parede em algum lugar da casa.
4) Diariamente ou na medida que a criança mudar de humor, ela deve
sinalizar com o prendedor como está se sentindo.
5) Pergunte a criança se ela pode descrever situações em que sente raiva,
alegria, tristeza, calma, medo…
Para os estudantes:
*Comece a partir de hoje escrever o seu próprio diário (separe um
caderno ou uma matéria para realizar esta atividade)
*Esta tarefa tem como objetivo aprimorarmos nossa
linguagem escrita e também é uma forma de vocês expressarem suas
emoções.
*Escrevam suas rotinas, como
foram os seus dias, o que vocês fizeram. E principalmente como vocês se
sentiram no decorrer do dia.
Pedimos que escrevam como sabem, não tenham medo de errar, na volta às aulas quero ver este diário e através dele conhecer um
pouco melhor vocês e trabalharmos a escrita e outras questões importantes que
este diário irá nos apresentar.
*Lembrando que a escrita se aprimora através da leitura, neste blog
há várias sugestões de leituras, pedimos que as famílias estabeleçam na rotina
das crianças momentos de leituras.
Abaixo segue a sugestão de poemas para as crianças lerem. Clica na imagem e irá abrir uma página com os Poemas de Cecília Meireles:
Professora Lucilene
Nenhum comentário:
Postar um comentário