sexta-feira, 29 de maio de 2020


PROFª Adriane Bisotto - (29/05/2020)
Oi alunas do Curso Normal!
  • Meu material está organizado através do primeiro vídeo: apresentação.
  • No segundo vídeo comento sobre o conteúdo aqui proposto.
  • Depois apresento o material escrito e proposta de atividade para vocês. 
vídeo 01

vídeo 02


EMOÇÕES E SENTIMENTOS EM ÉPOCA DA PANDEMIA
O filme Divertida Mente (Pixar) é rico em analogias e ilustra muito bem o que se passa na nossa mente diante da mudança. Aborda com maestria as reações e os efeitos da tristeza diante da perda. Além disso, mostra como lidar com esse sentimento básico fundamental para a nossa sobrevivência emocional. É um filme sobre a perda e as consequências de reprimirmos as emoções. Riley, a garotinha, vivencia um momento de perdas, pois ela perde os amigos e o conforto do seu lar, quando se muda de Minessotta. Para complicar um pouco mais, ela está entrando na pré-adolescência, o que implica a perda da própria infância. No filme, cinco emoções básicas são identificadas, através de personagens específicos. São elas: Alegria, Tristeza, Medo, Nojo e a Raiva.

Essas emoções foram identificadas em estudo de pesquisa, na Universidade de São Francisco, pelo Dr. Paul Ekman, considerado o melhor especialista mundial na análise das emoções e expressões humanas, principalmente as faciais e, consultor do filme Divertida Mente. Atualmente há mais 27 emoções identificadas por especialista da Universidade de Barkery, nos Estados Unidos (admiração, adoração, alívio, anseio, ansiedade, calma, confusão, desejo, espanto, estranhamento, excitação, etc).

EMOÇÕES - Nós reagimos aos acontecimentos do mundo exterior experimentando sensações que são equivalentes aos fatos. Essas são as Emoções, se manifestam no CORPO, de diferentes maneiras, através de ações, expressões faciais, tom de voz.

SENTIMENTOS – São as elaborações psicológicas que fazemos a partir das experiências emocionais. É uma resposta à emoção. São eles: Amor, ódio, confiança, saudade, inveja, ambição, solidão, etc. Se manifestam na MENTE.

Emoção e Sentimento são diferentes, apesar de estarem conectados!

Já as VIRTUDES, são verdadeiras fontes de força interior. São elaborações mentais, cognitivas, aprendidas pela educação, pelas experiências de vida, que irão modular o sentimento, equilibrar. Por exemplo: Coragem, determinação, persistência, correção, ética, compaixão, empatia, etc. Todas são construção mentais aprendidas.
Movimento Saúde | Qual a diferença entre emoção e sentimento na ...

Como podemos então, buscar o equilíbrio das nossas emoções para que possamos nos sentir bem?
Recorremos às ARTES! Pois, nesse caso, elas serão utilizadas como recursos potencializadores da nossa capacidade criativa. No momento que estamos utilizando a arte como recurso terapêutico, estamos propiciando que os nossos conteúdos do inconsciente, venham para o consciente, oportunizando o autoconhecimento. O que importa, nesse caso, não é o fim, mas o processo. Refletir e analisar as emoções, os sentimentos que elas despertaram será o grande desafio.

Dessa forma, minha proposta de atividades a respeito desse conteúdo:
  • Assistir o filme Divertida Mente (quem puder, é claro!
  • Realizar alguma atividade, utilizando os recursos artísticos. Pode ser pintura, desenho, música, teatro, artesanato, outras... Pode convidar a família, desde que cada um faça a sua. Durante o processo, procure identificar que emoção/emoções foram despertadas (escreva para não esquecer). E, no final, analise o que fizestes, releia as emoções despertadas e escreva qual o sentimento resultou. Se puder, tire uma foto e envie para mim ou descreva o que foi feito e envie.

SUGESTÃO PARA ASSISTIR:
Animação que inspirou o filme Divertida Mente: RAZÃO x EMOÇÃO (Curtas da vida), no Youtube.


Espero que tenham gostado.
Mantenham-se Saudável!
Grande beijo e até breve.
Professora Adriane Bisotto
e-mail: adri@fbeng.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário