sexta-feira, 22 de maio de 2020

ESCOLA MUNICIPAL EMÍLIO MEYER

Proposta de trabalho de Física para estudo à distância para turmas de terceiro semestre.

Prof. Rita Margarete Grala.
(22/05/2020)


OBJETO DE CONHECIMENTO:
Conceito físico de Temperatura e sua influência na atividade viral do coronavirus.

HABILIDADES TRABALHADAS:
Interpretar texto jornalístico.
Analisar conceitos físicos da calorimetria.
Resolver exercícios numéricos de escalas termométricas.

ATIVIDADES:
Ler os textos fornecidos.
Consultar o site de internet sugerido.
Resolver os exercícios propostos.

INSTRUMENTO DE REGISTRO OU AVALIAÇÃO:
Entrega via e-mail dos exercícios resolvidos.

e-mail para contato: Ritagrala@hotmail.com



INSTRUÇÕES: Leia os textos a seguir e resolva os exercícios.


Texto 1

Covid-19 e a temperatura.
É #FAKE que novo coronavírus não resiste ao calor e à temperatura de 26ºC ou 27ºC
Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que o novo coronavírus não resiste ao calor e que "temperaturas de 26°C ou 27°C já matam o dito cujo". É #FAKE.
O Ministério da Saúde classifica a mensagem como "falsa" e reitera que não é possível afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 26°C ou 27°C "uma vez que no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36°C". O órgão pede que ela não seja compartilhada.
A virologista Camila Malta Romano do IMT-USP explica por que a afirmação não se sustenta.
Segundo ela, “O vírus (assim como outros vírus envelopados) sofre com temperaturas mais altas, mas temperaturas acima de 45°C. E isso depende do tempo em que é exposto também. Uma temperatura de 27°C não faz menor diferença pra ele”.

Texto 2

Temperatura.

Temperatura é a grandeza física que mede o grau de movimentação ou agitação das moléculas. Quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e quanto mais frio, menor a agitação.
A temperatura pode ser medida em três escalas termométricas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
A relação entre estas escalas é representada no esquema abaixo:

A conversão entre essas escalas pode ser feita pelas seguintes relações matemáticas:

Exercícios: Temperatura.
Assunto: Temperatura e escalas termométricas.
1. Segundo o texto 1,  a partir de qual  temperatura  podemos ter um possível aniquilamento do coronavirus?
A) 26°C
B) 27°C
C) 36°C
D) 37°C
E) 45°C

2. A temperatura normal do ser humano está entre  36° e 37° C. Estas temperaturas na unidade kelvin correspondem respectivamente a:
A) 45 K e 57K
B) 273 K e 498 K
C) 309 K e 310 K
D) 309 K e 420 K
E) 310 K e 320 K

3. Segundo o primeiro texto “o vírus (assim como outros vírus envelopados) sofre com temperaturas mais altas, mas temperaturas acima de 45°C”. Convertendo esta temperatura para a escala kelvin obtemos:
A) 45 K
B) 273 K
C) 318 K
D) 567 K
E) 309 K

4. Uma pessoa está com febre apresentando a temperatura de 40 °C. Esta temperatura na escala Fahrenheit corresponde a
A) 40 °F
B) 104 °F
C) 96 °F
D) 273°F
E) 49°F

5. Julgue as afirmações abaixo:
I – A escala Celsius atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100° para o ponto de ebulição da água;
II – O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III – 1°C equivale a 1°F.
Estão corretas:
a) I e II apenas         
b) I e III apenas         
c) I, II e III            
d) II e III apenas               
e) I apenas




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