ESCOLA
MUNICIPAL EMÍLIO MEYER
Proposta de trabalho de Física para estudo à
distância para turmas de terceiro semestre.
Prof. Rita Margarete Grala.
(22/05/2020)
OBJETO DE CONHECIMENTO:
Conceito físico de
Temperatura e sua influência na atividade viral do coronavirus.
HABILIDADES TRABALHADAS:
Interpretar texto
jornalístico.
Analisar
conceitos físicos da calorimetria.
Resolver
exercícios numéricos de escalas termométricas.
ATIVIDADES:
Ler os textos fornecidos.
Consultar o site de internet
sugerido.
Resolver os exercícios
propostos.
INSTRUMENTO DE REGISTRO OU AVALIAÇÃO:
Entrega via e-mail dos
exercícios resolvidos.
e-mail para contato: Ritagrala@hotmail.com
INSTRUÇÕES: Leia os textos a
seguir e resolva os exercícios.
Texto
1
Covid-19
e a temperatura.
É #FAKE que novo coronavírus não resiste ao calor e à
temperatura de 26ºC ou 27ºC
Circula
pelas redes sociais uma mensagem que diz que o novo coronavírus não
resiste ao calor e que "temperaturas de 26°C ou 27°C já matam o dito
cujo". É #FAKE.
O Ministério da Saúde
classifica a mensagem como "falsa" e reitera que não é possível
afirmar que o vírus morre a uma temperatura de 26°C ou 27°C "uma vez que
no corpo humano o vírus tolera uma temperatura de pelo menos 36°C". O
órgão pede que ela não seja compartilhada.
A virologista Camila Malta
Romano do IMT-USP explica por que a afirmação não se sustenta.
Segundo ela, “O vírus (assim
como outros vírus envelopados) sofre com temperaturas mais altas, mas
temperaturas acima de 45°C. E isso
depende do tempo em que é exposto também. Uma temperatura de 27°C não faz menor
diferença pra ele”.
Texto
2
Temperatura.
Temperatura é a grandeza
física que mede o grau de movimentação ou agitação das moléculas. Quanto mais
quente está o corpo, maior é a agitação molecular e quanto mais frio, menor a
agitação.
A temperatura pode ser medida
em três escalas termométricas. Celsius, Fahrenheit e Kelvin.
A relação entre estas escalas é
representada no esquema abaixo:
A
conversão entre essas escalas pode ser feita pelas seguintes relações
matemáticas:
Exercícios:
Temperatura.
Assunto: Temperatura e escalas termométricas.
1. Segundo o
texto 1, a partir de qual temperatura
podemos ter um possível aniquilamento do coronavirus?
A) 26°C
B) 27°C
C) 36°C
D) 37°C
E) 45°C
2. A
temperatura normal do ser humano está entre
36° e 37° C. Estas temperaturas na unidade kelvin correspondem
respectivamente a:
A) 45 K e
57K
B) 273 K e
498 K
C) 309 K e
310 K
D) 309 K e
420 K
E) 310 K e
320 K
3. Segundo o
primeiro texto “o vírus (assim como outros vírus envelopados) sofre com
temperaturas mais altas, mas temperaturas acima de 45°C”. Convertendo esta
temperatura para a escala kelvin obtemos:
A) 45 K
B) 273 K
C) 318 K
D) 567 K
E) 309 K
4. Uma pessoa
está com febre apresentando a temperatura de 40 °C. Esta temperatura na escala
Fahrenheit corresponde a
A) 40 °F
B) 104 °F
C) 96 °F
D) 273°F
E) 49°F
I
– A escala Celsius atribui 0° para o ponto de fusão do gelo e 100° para o ponto
de ebulição da água;
II
– O limite inferior para a escala Kelvin corresponde a -273°C;
III
– 1°C equivale a 1°F.
Estão
corretas:
a)
I e II apenas
b)
I e III apenas
c)
I, II e III
d)
II e III apenas
Nenhum comentário:
Postar um comentário