quinta-feira, 30 de abril de 2020

ATIVIDADES PARA TURMAS A20


A21 - A22 - A23 

Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:

PORTO ALEGRE, 30 DE ABRIL DE 2020.

QUERIDOS ALUNOS,

O MÊS DE ABRIL ESTÁ TERMINANDO, PERCEBERAM? OBSERVEM O CALENDÁRIO ABAIXO E REPAREM QUE HOJE É DIA 30 DE ABRIL DE 2020. SABEM ESCREVER ESSA MESMA DATA, MAS DE MANEIRA RESUMIDA? SERIA 30/04/2020. AMANHÃ INICIA O MÊS DE MAIO E GOSTARÍAMOS QUE VOCÊS PUDESSEM, COM O AUXÍLIO DE SEUS FAMILIARES, ATENTAR-SE À PASSAGEM DO TEMPO: OS DIAS DA SEMANA E OS MESES DO ANO. EM AULA, NA ESCOLA, A PROFESSORA ESCREVE A DATA NO QUADRO TODOS OS DIAS, NÃO É MESMO? VOCÊS PODEM FAZER O MESMO NO SEU DIÁRIO: ESCREVER A DATA DO DIA, PODENDO SER A DATA GRANDE, COMO A QUE ESCREVEMOS ACIMA, NESSE NOSSO BILHETE, OU A DATA PEQUENA, QUE MOSTRAMOS NO EXEMPLO.

PARA AS SEMANAS QUE SEGUEM, SELECIONAMOS UM GIBI DA TURMA DA MÔNICA, QUE SERÁ TRABALHADO EM VÁRIOS CONTEÚDOS E TEMÁTICAS.
AO FINAL DAS ATIVIDADES, PREPARAMOS UMA SURPRESA PARA VOCÊS:
A IRINA NOS ESCREVEU E MANDOU UMA LEMBRANÇA!

ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM E RECEBAM ESTE MATERIAL COMO FORMA DE CUIDADO E CARINHO POR TODOS VOCÊS!

COM AMOR,
PROFESSORAS
ADRIANA (TURMA A21)
CIRLENE (TURMA A22)
CAMILA (TURMA A23)

CALENDÁRIO - MÊS DE ABRIL DE 2020

DOMINGO
SEGUNDA
TERÇA
QUARTA
QUINTA
SEXTA
SÁBADO
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
VOCÊ SABIA? O CALENDÁRIO PODE SER UMA FORMA DIVERTIDA DE ESTUDAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA!


  • CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – “A GENTE SE ENTENDE!”

PARA OS RESPONSÁVEIS:
Faremos a leitura e atividades utilizando o gibi da Turma da Mônica: “A gente se entende!”, produzido pelo Programa pela Ética e Cidadania - “Um por todos e todos por um!”. Este material foi produzido pela Editora Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto pelo Ministério da Educação e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU). A partir da leitura, propomos que se possa pensar: “o que é se tornar um bom cidadão?”, como sugere o texto. Que atitudes do nosso dia a dia podem ser repensadas e como estamos nos relacionando com as outras pessoas, com o meio ambiente e os bens públicos? Sugerimos que a leitura possa ser feita por um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser questionadas sobre: “que imagem o quadrinho está mostrando?” ou “por que será que o personagem disse isso?”, entre outras perguntas que possam surgir, como indicamos em atividades anteriores aqui do Blog. A leitura tratará - dentre outros assuntos muito importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças -, do respeito à leis, ao próximo e interesse pelo bem da comunidade.

PARA OS ALUNOS:
GIBI DA TURMA DA MÔNICA, DE NOVO? A GENTE NÃO SE CANSA, NÉ? GIBI TEM MUITAS IMAGENS E PODEMOS LER CADA PALAVRINHA BEM DEVAGAR… QUAIS SERÃO AS AVENTURAS DA TURMINHA DESTA VEZ? SOBRE O QUE ELES ESTÃO FALANDO? SE VOCÊ ESTÁ APRENDENDO A LER, SEJA PACIENTE COM VOCÊ MESMO! PEÇA QUE OS OUTROS TENHAM PACIÊNCIA COM A SUA LEITURA, VOCÊ CHEGA LÁ! E SE FICAR MUITO DIFÍCIL, PEÇA AJUDA DE ALGUÉM NA SUA CASA PARA LER PARA VOCÊ. DEPOIS DA LEITURA, VAMOS FAZER ALGUMAS PERGUNTAS, MAS ANTES DE COMEÇAR, QUEREMOS DAR UMA DICA SOBRE O TEXTO: “JUNTOS PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR!” BOA LEITURA!

PARA PENSARMOS APÓS A LEITURA:
CONVERSE SOBRE A HISTÓRIA “LER E ESCREVER” COM SUA FAMÍLIA, OBSERVE AS IMAGENS ABAIXO E RESPONDA EM SEU CADERNO:

POR QUE VOCÊ ACHA QUE A PROFESSORA DA HISTÓRIA DIZ QUE LER E ESCREVER SÃO FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO?
 

QUANDO CEBOLINHA PEDE AJUDA PARA A MÃE DELE, ELE TROCA AS LETRAS DAS PALAVRAS “CORRE” E “TAREFAS”. QUANDO CEBOLINHA DIZ: “COLE AQUI, MÃE!”, ELE ESTÁ PEDINDO PARA A MÃE COLAR ALGUMA COISA? PENSE SOBRE A NECESSIDADE DE COMPREENDERMOS O QUE COMUNICAMOS E O QUE OS OUTROS NOS COMUNICAM.


A PARTIR DA LEITURA DA HISTÓRIA E DA OBSERVAÇÃO DAS EXPRESSÕES DO CEBOLINHA, VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR QUAIS OS POSSÍVEIS SENTIMENTOS DELE NA CONVERSA COM O AMIGO CASCÃO? REGISTRE NO SEU CADERNO SE VOCÊ TAMBÉM SE SENTIU OU SENTE ALGO QUANDO ALGUÉM FALA SOBRE VOCÊ AINDA NÃO SABER LER OU ESCREVER. LEMBRE-SE DA RESPOSTA QUE O CEBOLINHA DEU AO CASCÃO AO FINAL DA HISTÓRIA.





  • MATEMÁTICA E PORTUGUÊS – O TRÂNSITO

PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta atividade os alunos devem pensar sobre o trânsito e os objetos de sinalização que temos nas vias (ruas, estradas, caminhos, trilhas, calçadas). É muito importante que eles sejam motivados a refletir sobre o assunto e que você traga exemplos do cotidiano. Fale sobre os cuidados no trânsito como motorista e como pedestre, o porquê de existirem placas, semáforos e até multas de trânsito. Nossas crianças precisam aprender a importância de “saber ler o mundo”.   

PARA OS ALUNOS:
NA HISTÓRIA “LER E ESCREVER” VOCÊ PERCEBEU QUE O CEBOLINHA TEM DIFICULDADES NA ESCOLA, NÃO É? E ISSO É NORMAL, VAMOS APRENDENDO JUNTOS CADA VEZ MAIS! A MAMÃE DELE EXPLICOU QUE É IMPORTANTE SABER LER E ESCREVER POR DIVERSOS MOTIVOS E UM DOS MOTIVOS SERIA O USO DAS PLACAS DE TRÂNSITO. 

ALGUMAS INDICAM O QUE O MOTORISTA DEVE FAZER NAS VIAS E SE NÃO OBEDECER PODE GERAR UMA MULTA. OU ALGO PIOR: UM ACIDENTE!
  


OUTRAS PLACAS SÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE ONDE ESTAMOS:

E TEMOS ALGUMAS QUE NOS ORIENTAM A UM DESTINO:

VOCÊ RECONHECE OS OBJETOS ABAIXO? ELES AJUDAM OS PEDESTRES A ATRAVESSAREM AS RUAS DA NOSSA CIDADE. NEM TODOS NÓS SOMOS MOTORISTAS, MAS TODOS NÓS SOMOS PEDESTRES EM ALGUM MOMENTO. PENSE SOBRE ISSO.



  • CONVERSE COM UM ADULTO E PERGUNTE QUE DIFERENTES PLACAS DE VELOCIDADE EXISTEM. DESENHE-AS NO SEU CADERNO. VOCÊ CONSEGUE CONTAR ATÉ O NÚMERO DA VELOCIDADE DESSAS PLACAS?

  • VAMOS FAZER UM BANCO DE PALAVRAS PENSANDO NO QUE VIMOS SOBRE O TRÂNSITO? VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR MAIS PALAVRAS QUE JÁ SABE E QUE TÊM A VER COM O TRÂNSITO.




  • IRINA ESCREVE UM RECADO PARA AS TURMAS DE A20


OI PESSOAL!
PEDI PARA MINHA MÃE AJUDAR A ESCREVER ESSE BILHETE. ENVIO PARA VOCÊS A FOTO DA FAMÍLIA DE CANGURUS QUE TENHO AQUI EM CASA. SÃO DE PELÚCIA, É CLARO! HAHAHA. O NOME DELES É LINA E LINO. GANHEI DE UMA MENINA QUE UM DIA FOI PARA A AUSTRÁLIA E DEPOIS NÃO QUIS MAIS ELES, PORQUE ELA JÁ ERA GRANDE.
AH! EU PESQUISEI NA INTERNET SOBRE OS CANGURUS: ELES SÃO AUSTRALIANOS. MARQUEI A AUSTRÁLIA ALI NO MAPA. OLHA COMO É LONGE DO BRASIL! OS CANGURUS SÃO HERBÍVOROS E MAMÍFEROS. EU NÃO SABIA O QUE ERA HERBÍVORO E NEM MAMÍFERO, ENTÃO MINHA MÃE DISSE QUE HERBÍVORO É QUANDO O ANIMAL SE ALIMENTA DE PLANTAS E VEGETAIS. MAMÍFERO, ELA DISSE QUE É QUANDO O ANIMAL SE ALIMENTA DO LEITE DA MÃE, QUANDO ELE É BEBÊ.
SE QUISEREM SABER MAIS SOBRE OS CANGURUS, VOU DEIXAR AQUI O ENDEREÇO DA PÁGINA DA INTERNET DE ONDE EU E A MINHA MÃE PESQUISAMOS.
 UM BEIJO,
IRINA.


O LINO UM DIA VAI CRESCER E SAIR DA BARRIGA DA LINA. IGUAL O MEU IRMÃOZINHO, QUE TÁ NA BARRIGA DA MINHA MÃE, LEMBRAM?



Nenhum comentário:

Postar um comentário