A21 - A22 - A23 
Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano
ou A20:
PORTO ALEGRE, 30 DE ABRIL DE 2020. 
QUERIDOS ALUNOS, 
O MÊS DE ABRIL ESTÁ TERMINANDO, PERCEBERAM? OBSERVEM O CALENDÁRIO
  ABAIXO E REPAREM QUE HOJE É DIA 30 DE ABRIL DE 2020. SABEM ESCREVER ESSA
  MESMA DATA, MAS DE MANEIRA RESUMIDA? SERIA 30/04/2020. AMANHÃ INICIA O MÊS DE MAIO E
  GOSTARÍAMOS QUE VOCÊS PUDESSEM, COM O AUXÍLIO DE SEUS FAMILIARES, ATENTAR-SE
  À PASSAGEM DO TEMPO: OS DIAS DA SEMANA E OS MESES DO ANO. EM AULA, NA ESCOLA,
  A PROFESSORA ESCREVE A DATA NO QUADRO TODOS OS DIAS, NÃO É MESMO? VOCÊS PODEM
  FAZER O MESMO NO SEU DIÁRIO: ESCREVER A DATA DO DIA, PODENDO SER A DATA
  GRANDE, COMO A QUE ESCREVEMOS ACIMA, NESSE NOSSO BILHETE, OU A DATA PEQUENA,
  QUE MOSTRAMOS NO EXEMPLO. 
PARA AS SEMANAS QUE SEGUEM, SELECIONAMOS UM GIBI DA TURMA DA MÔNICA,
  QUE SERÁ TRABALHADO EM VÁRIOS CONTEÚDOS E TEMÁTICAS. 
AO FINAL DAS ATIVIDADES, PREPARAMOS UMA SURPRESA PARA VOCÊS: 
A IRINA NOS ESCREVEU E MANDOU UMA LEMBRANÇA! 
ESPERAMOS QUE ESTEJAM BEM E RECEBAM ESTE MATERIAL COMO FORMA DE
  CUIDADO E CARINHO POR TODOS VOCÊS! 
COM AMOR, 
PROFESSORAS 
ADRIANA (TURMA A21) 
CIRLENE (TURMA A22) 
CAMILA (TURMA A23) 
 | 
 
CALENDÁRIO - MÊS DE
ABRIL DE 2020
DOMINGO 
 | 
  
SEGUNDA 
 | 
  
TERÇA 
 | 
  
QUARTA 
 | 
  
QUINTA 
 | 
  
SEXTA 
 | 
  
SÁBADO 
 | 
 
1 
 | 
  
2 
 | 
  
3 
 | 
  
4 
 | 
 |||
5 
 | 
  
6 
 | 
  
7 
 | 
  
8 
 | 
  
9 
 | 
  
10 
 | 
  
11 
 | 
 
12 
 | 
  
13 
 | 
  
14 
 | 
  
15 
 | 
  
16 
 | 
  
17 
 | 
  
18 
 | 
 
19 
 | 
  
20 
 | 
  
21 
 | 
  
22 
 | 
  
23 
 | 
  
24 
 | 
  
25 
 | 
 
26 
 | 
  
27 
 | 
  
28 
 | 
  
29 
 | 
  
30 
 | 
  
VOCÊ SABIA? O CALENDÁRIO PODE
SER UMA FORMA DIVERTIDA DE ESTUDAR A SEQUÊNCIA NUMÉRICA!
- CIÊNCIAS SÓCIO-HISTÓRICAS – “A GENTE SE ENTENDE!”
 
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Faremos a leitura e atividades
utilizando o gibi da Turma da Mônica: “A gente se entende!”, produzido pelo Programa
pela Ética e Cidadania - “Um por todos e todos por um!”. Este material foi
produzido pela Editora Maurício de Souza e oferecido como conteúdo aberto pelo
Ministério da Educação e Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da
União (CGU). A partir da leitura, propomos que se possa pensar: “o que é se
tornar um bom cidadão?”, como sugere o texto. Que atitudes do nosso dia a dia
podem ser repensadas e como estamos nos relacionando com as outras pessoas, com
o meio ambiente e os bens públicos? Sugerimos que a leitura possa ser feita por
um adulto e que, durante a história, as crianças possam ser questionadas sobre:
“que imagem o quadrinho está mostrando?” ou “por que será que o personagem
disse isso?”, entre outras perguntas que possam surgir, como indicamos em
atividades anteriores aqui do Blog. A leitura tratará - dentre outros assuntos
muito importantes para o desenvolvimento do pensamento crítico das crianças -,
do respeito à leis, ao próximo e interesse pelo bem da comunidade.
PARA OS ALUNOS:
GIBI DA TURMA DA MÔNICA, DE NOVO? A GENTE NÃO SE CANSA, NÉ? GIBI TEM
MUITAS IMAGENS E PODEMOS LER CADA PALAVRINHA BEM DEVAGAR… QUAIS SERÃO AS
AVENTURAS DA TURMINHA DESTA VEZ? SOBRE O QUE ELES ESTÃO FALANDO? SE VOCÊ ESTÁ
APRENDENDO A LER, SEJA PACIENTE COM VOCÊ MESMO! PEÇA QUE OS OUTROS TENHAM
PACIÊNCIA COM A SUA LEITURA, VOCÊ CHEGA LÁ! E SE FICAR MUITO DIFÍCIL, PEÇA
AJUDA DE ALGUÉM NA SUA CASA PARA LER PARA VOCÊ. DEPOIS DA LEITURA, VAMOS FAZER
ALGUMAS PERGUNTAS, MAS ANTES DE COMEÇAR, QUEREMOS DAR UMA DICA SOBRE O TEXTO:
“JUNTOS PODEMOS CONSTRUIR UM MUNDO MELHOR!” BOA LEITURA!
PARA PENSARMOS APÓS A LEITURA:
CONVERSE SOBRE A HISTÓRIA “LER E ESCREVER” COM SUA FAMÍLIA, OBSERVE AS
IMAGENS ABAIXO E RESPONDA EM SEU CADERNO:
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
POR QUE VOCÊ ACHA QUE A PROFESSORA DA HISTÓRIA DIZ QUE LER E ESCREVER
SÃO FERRAMENTAS ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO?
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
QUANDO CEBOLINHA PEDE AJUDA PARA A MÃE DELE, ELE TROCA AS LETRAS DAS
PALAVRAS “CORRE” E “TAREFAS”. QUANDO CEBOLINHA DIZ: “COLE AQUI, MÃE!”,
ELE ESTÁ PEDINDO PARA A MÃE COLAR ALGUMA COISA? PENSE SOBRE A NECESSIDADE DE
COMPREENDERMOS O QUE COMUNICAMOS E O QUE OS OUTROS NOS COMUNICAM.
Imagem adaptada disponível em: https://www.legiscompliance.com.br/images/pdf/cgu_monica_etica.pdf
A PARTIR DA LEITURA DA HISTÓRIA E DA OBSERVAÇÃO DAS EXPRESSÕES DO
CEBOLINHA, VOCÊ CONSEGUE IDENTIFICAR QUAIS OS POSSÍVEIS SENTIMENTOS DELE NA
CONVERSA COM O AMIGO CASCÃO? REGISTRE NO SEU CADERNO SE VOCÊ TAMBÉM SE SENTIU
OU SENTE ALGO QUANDO ALGUÉM FALA SOBRE VOCÊ AINDA NÃO SABER LER OU ESCREVER.
LEMBRE-SE DA RESPOSTA QUE O CEBOLINHA DEU AO CASCÃO AO FINAL DA HISTÓRIA.
- MATEMÁTICA E PORTUGUÊS – O TRÂNSITO
 
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Nesta atividade os alunos devem pensar sobre o trânsito e os objetos de
sinalização que temos nas vias (ruas, estradas, caminhos, trilhas, calçadas). É
muito importante que eles sejam motivados a refletir sobre o assunto e que você
traga exemplos do cotidiano. Fale sobre os cuidados no trânsito como motorista
e como pedestre, o porquê de existirem placas, semáforos e até multas de
trânsito. Nossas crianças precisam aprender a importância de “saber ler o
mundo”.   
PARA OS ALUNOS:
NA HISTÓRIA “LER E ESCREVER” VOCÊ PERCEBEU QUE O CEBOLINHA TEM
DIFICULDADES NA ESCOLA, NÃO É? E ISSO É NORMAL, VAMOS APRENDENDO JUNTOS CADA
VEZ MAIS! A MAMÃE DELE EXPLICOU QUE É IMPORTANTE SABER LER E ESCREVER POR
DIVERSOS MOTIVOS E UM DOS MOTIVOS SERIA O USO DAS PLACAS DE TRÂNSITO. 
ALGUMAS INDICAM O QUE O MOTORISTA DEVE FAZER NAS VIAS E SE NÃO OBEDECER
PODE GERAR UMA MULTA. OU ALGO PIOR: UM ACIDENTE!
Imagem adaptada disponível em: https://educacao.detran.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/caderno.pdf 
OUTRAS PLACAS SÃO DE IDENTIFICAÇÃO DE ONDE ESTAMOS:
Imagem adaptada disponível em: https://educacao.detran.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/caderno.pdf 
E TEMOS ALGUMAS QUE NOS ORIENTAM A UM DESTINO:
Imagem adaptada disponível em: https://educacao.detran.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/caderno.pdf 
VOCÊ RECONHECE OS OBJETOS ABAIXO? ELES AJUDAM OS PEDESTRES A
ATRAVESSAREM AS RUAS DA NOSSA CIDADE. NEM TODOS NÓS SOMOS MOTORISTAS, MAS TODOS
NÓS SOMOS PEDESTRES EM ALGUM MOMENTO. PENSE SOBRE ISSO.
Imagem adaptada disponível em: https://educacao.detran.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/caderno.pdf 
Imagem adaptada disponível em: https://educacao.detran.rs.gov.br/wp-content/uploads/2018/12/Referencial-Pedag%C3%B3gico-Educando-para-o-Tr%C3%A2nsito-Caminhos-e-Perspectivas.pdf
- CONVERSE COM UM ADULTO E PERGUNTE QUE
     DIFERENTES PLACAS DE VELOCIDADE EXISTEM. DESENHE-AS NO SEU CADERNO. VOCÊ
     CONSEGUE CONTAR ATÉ O NÚMERO DA VELOCIDADE DESSAS PLACAS?
 
- VAMOS FAZER UM BANCO DE PALAVRAS PENSANDO NO
     QUE VIMOS SOBRE O TRÂNSITO? VOCÊ TAMBÉM PODE ADICIONAR MAIS PALAVRAS QUE
     JÁ SABE E QUE TÊM A VER COM O TRÂNSITO.
 
- IRINA ESCREVE UM RECADO PARA AS TURMAS DE A20
 
OI PESSOAL! 
PEDI PARA MINHA MÃE AJUDAR A ESCREVER ESSE BILHETE. ENVIO PARA VOCÊS A
  FOTO DA FAMÍLIA DE CANGURUS QUE TENHO AQUI EM CASA. SÃO DE PELÚCIA, É CLARO!
  HAHAHA. O NOME DELES É LINA E LINO. GANHEI DE UMA MENINA QUE UM DIA FOI PARA
  A AUSTRÁLIA E DEPOIS NÃO QUIS MAIS ELES, PORQUE ELA JÁ ERA GRANDE. 
AH! EU PESQUISEI NA INTERNET SOBRE OS CANGURUS: ELES SÃO AUSTRALIANOS.
  MARQUEI A AUSTRÁLIA ALI NO MAPA. OLHA COMO É LONGE DO BRASIL! OS CANGURUS SÃO
  HERBÍVOROS E MAMÍFEROS. EU NÃO SABIA O QUE ERA HERBÍVORO E NEM MAMÍFERO,
  ENTÃO MINHA MÃE DISSE QUE HERBÍVORO É QUANDO O ANIMAL SE ALIMENTA DE PLANTAS
  E VEGETAIS. MAMÍFERO, ELA DISSE QUE É QUANDO O ANIMAL SE ALIMENTA DO LEITE DA
  MÃE, QUANDO ELE É BEBÊ. 
SE QUISEREM SABER MAIS SOBRE OS CANGURUS, VOU DEIXAR AQUI O ENDEREÇO
  DA PÁGINA DA INTERNET DE ONDE EU E A MINHA MÃE PESQUISAMOS. 
 UM BEIJO, 
IRINA. 
SOBRE OS CANGURUS: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/cangurus.htm 
 | 
  
  | 
 
Nenhum comentário:
Postar um comentário