A21 - A22 - A23
Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:
LEITURA E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGENS – O ÁLBUM DE IRINA
PARA OS RESPONSÁVEIS:
A história “O álbum de Irina” faz parte da plataforma Espaço de Leitura do Banco Itaú. Através do meio digital, ela oferece uma variedade de recursos que podem ser explorados durante a interação da criança com os contos apresentados. Para o adulto que irá auxiliar na leitura da criança, sugerimos que leia antes os ítens: PISTAS (ampliar a interação em relação ao tema) e ATIVIDADES (intervenções que podem ser feitas antes, durante e depois da leitura). Bom divertimento!
PARA OS ALUNOS:
OLÁ AMIGUINHOS! VOCÊS SÃO BONS DE MEMÓRIA? QUEM LEMBRA DE QUANDO AINDA ERA UM BEBEZINHO? E DA PRIMEIRA VEZ QUE FOI PARA A ESCOLA, VOCÊ SE LEMBRA? IRINA, A PERSONAGEM DA NOSSA HISTÓRIA IRÁ RECORDAR EXPERIÊNCIAS PASSADAS COM ELA E SUA FAMÍLIA E FALAR SOBRE ESTES EPISÓDIOS COM A SUA MÃE. MENINAS E MENINOS, FICARAM CURIOSOS? VAMOS TENTAR LER ALGUMAS PALAVRINHAS? PEÇA A AJUDA DE ALGUÉM NA SUA CASA. BOM DIVERTIMENTO!
PARA PENSARMOS APÓS A LEITURA:
IRINA NÃO TINHA SE DADO CONTA DE QUE OS NOMES DAS PESSOAS SÃO ESCOLHIDOS, ASSIM COMO ESCOLHEMOS OS NOMES DOS NOSSOS BICHINHOS DE ESTIMAÇÃO OU DAS BONECAS, DOS SUPER-HERÓIS E DOS URSOS DE PELÚCIA. E… QUAL É MESMO O SEU NOME? VOCÊ PODE ESCREVÊ-LO SOZINHO?
EM UMA PARTE DA HISTÓRIA, IRINA PERGUNTA: “COMO SE PENSA EM UM NOME?” E SUGERE UM NOME PARA O BEBÊ. QUE NOME ELA SUGERE? ESCREVA.
A MÃE DE IRINA FEZ UM DIÁRIO PARA ELA. VOCÊ TEM UM DIÁRIO? SE TEM, ELE É DE FOTOGRAFIAS, DESENHOS OU VOCÊ ESCREVE COISAS NELE? O QUE ACHA DE CRIAR UM DIÁRIO PARA GUARDAR FOTOS, DESENHOS, RECORDAÇÕES OU ESCREVER COISAS IMPORTANTES QUE FOREM ACONTECENDO COM VOCÊ? LEMBRE DE ANOTAR AS DATAS DOS ACONTECIMENTOS.
PORTUGUÊS – ALFABETO E LETRA INICIAL
JOGO – LUDO PRIMEIROS PASSOS (NÍVEL 1)
JOGO – LUDO PRIMEIROS PASSOS (NÍVEL 1)
PARA OS RESPONSÁVEIS:
O jogo Ludo ajuda na alfabetização, brincando com letras, palavras e sílabas. Ele tem uma trilha (imagem 1) pra ser seguida, é um jogo mais longo e a criança pode necessitar do auxílio de um adulto para ler os enunciados de cada fase do jogo. É importante incentivar que a criança leia as palavras ou reconheça o nome das letras (principalmente letra inicial, como na segunda imagem). Todas as vezes que a criança chegar na atividade de Encaixe a primeira letra dos nomes das figuras (imagem 3) você deve pedir para que ela registre a letra no caderno e tente escrever o nome de cada figura que aparece. A criança pode escrever do jeito dela. Talvez ela precise olhar o alfabeto para se lembrar do som de alguma letra.
Exemplo de como registrar no caderno:
C
- COELHO
- CICLONE
- CORAÇÃO
PARA OS ALUNOS:
VAMOS JOGAR?! E NÃO É SÓ JOGAR! VAMOS APRENDER E MOSTRAR O QUE JÁ SABEMOS ESCREVER. ESTE JOGO TEM UMA TRILHA CHEIA DE DESAFIOS. PRESTEM BEM ATENÇÃO NO QUE É PEDIDO EM CADA FASE DO JOGO. ÀS VEZES A GENTE TEM QUE PRESTAR ATENÇÃO NA LETRA INICIAL (A PRIMEIRA LETRINHA), ÀS VEZES COMPLETAR NO MEIO DAS PALAVRAS COM VOGAIS OU CONSOANTES (COMO FAZEMOS EM SALA DE AULA, LEMBRA?). O IMPORTANTE É QUE VOCÊ TENTE E QUANDO ACHAR QUE ESTÁ MUITO DIFÍCIL, PEÇA AJUDA PRA QUEM ESTIVER AÍ DO SEU LADO.
1) 2)
QUANDO VOCÊ CHEGAR EM ALGUMA FASE DO JOGO QUE TENHA ESSA ATIVIDADE DA PEÇA PARA ENCAIXAR, ESCREVA A LETRA INICIAL QUE VOCÊ VAI USAR E DEPOIS ESCREVA O NOME DE CADA FIGURA QUE APARECE. TODAS DEVEM COMEÇAR COM A MESMA LETRA INICIAL.
3)
BOM JOGO!
Acesso do jogo:
MATEMÁTICA – ADIÇÃO
JOGO COLAR DE CONTAS
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Para fazer um bonito colar, a criança terá que usar contas (peças) de cores diferentes até chegar a dez. A ideia é treinar a adição no intervalo de 1 a 10, desenvolver a contagem e usar os números para responder. O jogo possui áudio para instruções, mas o adulto que estiver auxiliando pode explicar o que deve ser realizado. Se possível, lembre a criança de ir registrando as contas que fizer no caderno.
Exemplo de como registrar cada conta no caderno:
3 + 4 = 7
PARA OS ALUNOS:
VAMOS CONTAR? COM A AJUDA DA MONSTRINHA SIMPÁTICA VAMOS SOMAR AS PEÇAS DE UM COLAR. SE VOCÊ QUISER PODE ESCREVER NO SEU CADERNO AS CONTAS QUE FEZ COM A MONSTRINHA. LEMBRE DE ESCREVER A DATA.
NO FINAL DA ATIVIDADE DESENHE UMA MONSTRINHA OU UM MONSTRINHO USANDO UM COLAR BEM LEGAL.
Acesso do jogo:
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