A21 - A22 - A23
Recado para alunos e responsáveis pelos alunos das turmas de segundo ano ou A20:
- LEITURA E DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGENS – O ÁLBUM DE IRINA
(CONTINUAÇÃO)
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Na semana anterior, sugerimos a leitura da história “O álbum de Irina”, que faz parte da plataforma Espaço de Leitura do Banco Itaú. Havíamos sugerido também que o adulto que fosse auxiliar na leitura da criança, lesse antes os itens: PISTAS e ATIVIDADES. Hoje, continuando a exploração do conteúdo do texto, propomos algumas atividades com foco no estudo das letras e das palavras, no item abaixo: “Para pensarmos após a leitura”. Caso não tenham lido a história na semana passada, podem ler agora, ou reler, ou oportunizar que as crianças leiam do seu jeito, ou até incluir elementos que não haviam sido pensados na primeira leitura… Reler uma história traz segurança para as crianças na descoberta de palavras e na organização do pensamento! Boa leitura!
Na semana anterior, sugerimos a leitura da história “O álbum de Irina”, que faz parte da plataforma Espaço de Leitura do Banco Itaú. Havíamos sugerido também que o adulto que fosse auxiliar na leitura da criança, lesse antes os itens: PISTAS e ATIVIDADES. Hoje, continuando a exploração do conteúdo do texto, propomos algumas atividades com foco no estudo das letras e das palavras, no item abaixo: “Para pensarmos após a leitura”. Caso não tenham lido a história na semana passada, podem ler agora, ou reler, ou oportunizar que as crianças leiam do seu jeito, ou até incluir elementos que não haviam sido pensados na primeira leitura… Reler uma história traz segurança para as crianças na descoberta de palavras e na organização do pensamento! Boa leitura!
PARA OS ALUNOS:
LEVANTA A MÃO: QUEM AÍ CONSEGUIU LER TODA A HISTÓRIA DA IRINA? É UM TEXTO GRANDE? QUEM PEDIU AJUDA PARA LER? LEU ALGUMAS LETRAS? QUE ÓTIMO! NOSSA PROPOSTA DE ATIVIDADES AGORA É DE RELEITURA DO TEXTO, PARA QUE VOCÊ POSSA REVER AS LETRAS QUE JÁ APRENDEU E CONHECER MAIS ALGUMAS. AQUELES QUE JÁ ESCREVEM PALAVRAS, PODEM FAZER UMA LISTA COM AQUELAS QUE CONSEGUIRAM LER SOZINHOS OU QUE NUNCA TINHAM LIDO OU OUVIDO.
LEVANTA A MÃO: QUEM AÍ CONSEGUIU LER TODA A HISTÓRIA DA IRINA? É UM TEXTO GRANDE? QUEM PEDIU AJUDA PARA LER? LEU ALGUMAS LETRAS? QUE ÓTIMO! NOSSA PROPOSTA DE ATIVIDADES AGORA É DE RELEITURA DO TEXTO, PARA QUE VOCÊ POSSA REVER AS LETRAS QUE JÁ APRENDEU E CONHECER MAIS ALGUMAS. AQUELES QUE JÁ ESCREVEM PALAVRAS, PODEM FAZER UMA LISTA COM AQUELAS QUE CONSEGUIRAM LER SOZINHOS OU QUE NUNCA TINHAM LIDO OU OUVIDO.
PARA PENSARMOS APÓS A LEITURA:
NAS ÚLTIMAS PÁGINAS DA HISTÓRIA, IRINA PREOCUPA-SE COM O CASO DE SEU IRMÃOZINHO NÃO CONSEGUIR FALAR A LETRA “R” E A MÃE DE IRINA PROPÕE QUE ELA ENSINE UM “TRAVA-LÍNGUA” PARA ELE. VOCÊ CONHECE ALGUM TRAVA-LÍNGUA? JÁ BRINCOU DISSO? NA SUA CASA, ALGUÉM SABE UM TRAVA-LÍNGUA DIFERENTE? TENTE LER E DEPOIS DESAFIE ALGUÉM A LER:
NAS ÚLTIMAS PÁGINAS DA HISTÓRIA, IRINA PREOCUPA-SE COM O CASO DE SEU IRMÃOZINHO NÃO CONSEGUIR FALAR A LETRA “R” E A MÃE DE IRINA PROPÕE QUE ELA ENSINE UM “TRAVA-LÍNGUA” PARA ELE. VOCÊ CONHECE ALGUM TRAVA-LÍNGUA? JÁ BRINCOU DISSO? NA SUA CASA, ALGUÉM SABE UM TRAVA-LÍNGUA DIFERENTE? TENTE LER E DEPOIS DESAFIE ALGUÉM A LER:
TRÊS PRATOS DE TRIGO PARA TRÊS TIGRES TRISTES
O SABIÁ NÃO SABIA QUE O SÁBIO SABIA QUE O SABIÁ NÃO SABIA ASSOBIAR
UM LIMÃO, MIL LIMÕES, UM MILHÃO DE LIMÕES
NA SEMANA PASSADA, CONVERSAMOS SOBRE A PROPOSTA DE UM DIÁRIO, POIS A MÃE DE IRINA FEZ UM DIÁRIO PARA ELA. VOCÊ COMEÇOU SEU DIÁRIO? ESTÁ GUARDANDO DESENHOS E ESCREVENDO COISAS IMPORTANTES QUE ESTÃO ACONTECENDO COM VOCÊ?
NO FINAL DA HISTÓRIA, IRINA RESOLVE FAZER UM DESENHO DE COMO ELA PENSA QUE SERÁ SEU IRMÃOZINHO, QUE AINDA ESTÁ NA BARRIGA DA MAMÃE, E FICAMOS PENSANDO QUE SERIA MUITO LEGAL DESENHAR A NOSSA FAMÍLIA, O QUE ACHAM? SERÁ QUE TODAS AS FAMÍLIAS SÃO IGUAIS? IRINA PEGOU UMA FOLHA DE PAPEL E LÁPIS DE COR E PÔS-SE A DESENHAR. AO FINAL, ASSINOU EMBAIXO, PARA TODOS SABEREM QUEM FEZ O DESENHO.
SUGESTÃO DE VÍDEO SOBRE FAMÍLIAS - PROFESSORA CIRLENE:
- MATEMÁTICA – PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS?
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Os números fazem parte do nosso dia a dia. Ao manipular objetos: juntar, separar, classificar, comparar, seqüenciar, seriar e/ ou ordenar, a criança aprimora importantes processos mentais. Diferenciar cores, formas e tamanhos de maneira espontânea auxilia na construção do conhecimento matemático. Perguntar para a criança se ela identifica números em objetos da casa ou fazer verificações de medidas de objetos da casa pode ser uma forma de ajudar em seu desenvolvimento. O controle remoto ou mesmo alguns aparelhos eletrônicos podem apresentar números e medidas como volume e temperatura. Usar fita métrica, trena e régua para verificar a altura dos móveis ou das pessoas também pode ser uma maneira de aprender brincando.
PARA OS ALUNOS:
OS NÚMEROS ESTÃO ESPALHADOS POR TODOS OS LUGARES, NÃO É MESMO? VOCÊ JÁ SE PERGUNTOU PARA QUE SERVEM OS NÚMEROS? ELES TÊM MUITAS FUNÇÕES IMPORTANTES!
VAMOS LISTAR AS PRINCIPAIS FUNÇÕES E ALGUNS EXEMPLOS:
- QUANTIFICAR (CONTAR) - FAZER A CONTAGEM DOS LÁPIS DE COR OU DOS COLEGAS QUE VIERAM À AULA.
- CLASSIFICAR OU ORDENAR OU LOCALIZAR - O PRIMEIRO DA FILA DEPOIS DO RECREIO OU QUEM FICOU EM PRIMEIRO, SEGUNDO E TERCEIRO NO CAMPEONATO GAÚCHO DE FUTEBOL.
- MEDIR - COM ESSA FUNÇÃO VOCÊ DESCOBRE A DISTÂNCIA ENTRE UMA CIDADE E OUTRA. E DESCOBRE SUA ALTURA E SEU PESO!
- IDENTIFICAR - O NÚMERO DA SUA CASA, DO CELULAR DE UMA PESSOA E O CÓDIGO DE BARRAS DE UM PRODUTO NO MERCADO.
DATA DE NASCIMENTO
PESO
ALTURA
TEMPO
VOCÊ FEZ O SEU DIÁRIO COMO O DA IRINA? NELE VOCÊ PODE USAR DIFERENTES FUNÇÕES DOS NÚMEROS:
- DATA DO SEU NASCIMENTO OU DE MOMENTOS IMPORTANTES.
- QUANTO VOCÊ PESAVA AO NASCER? E HOJE?
- QUANTOS MESES OU ANOS TINHA QUANDO FOI PARA A CRECHE OU ESCOLA DA PRIMEIRA VEZ?
É IMPORTANTE IDENTIFICAR QUE FUNÇÕES TÊM OS NÚMEROS QUE VOCÊ VAI USAR (QUANTIFICAÇÃO, CLASSIFICAÇÃO, MEDIÇÃO OU IDENTIFICAÇÃO).
APROVEITE PARA ANOTAR NO CADERNO DA AULA COISAS QUE VOCÊ TEM EM CASA QUE PODE:
PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO! VOCÊ VAI PERCEBER QUE TEM MUITOS OBJETOS EM CASA QUE UTILIZAM OS NÚMEROS.
- QUANTIFICAR (CONTAR)
- CLASSIFICAR OU ORDENAR OU LOCALIZAR
- MEDIR
- IDENTIFICAR
PEÇA AJUDA PARA UM ADULTO! VOCÊ VAI PERCEBER QUE TEM MUITOS OBJETOS EM CASA QUE UTILIZAM OS NÚMEROS.
- PORTUGUÊS – ALFABETO E LETRA INICIAL
PARA OS RESPONSÁVEIS:
Na primeira parte da atividade a criança vai jogar e tentar lembrar da história do “Álbum de Irina”. Continuamos a atividade pensando em objetos, lugares e sentimentos. É um importante momento para a criança pensar em como se sente com sua casa e o que há nela. Se a criança tiver dificuldade em falar de sentimentos, você pode dar alguns exemplos para aumentar seu vocabulário. Depois vamos relembrar o alfabeto e a ordem das letras no alfabeto. Eles terão que identificar a letra inicial de objetos, lugares e sentimentos. Normalmente é mais fácil para a criança identificar as vogais (A, E, I, O, U) e talvez precisem de ajuda nas consoantes (B, C, D…). Você pode ler e ajudar num primeiro momento, mas, num segundo momento, procure apenas observar para que a criança tome iniciativa e tente escrever sozinha.
PARA OS ALUNOS:
VAMOS JOGAR? RELEMBRE A HISTÓRIA DE IRINA E TENTE VENCER O DESAFIO COM A SUA MEMÓRIA AFIADA!
Acesso do jogo:
AGORA NÓS VAMOS PENSAR NO JOGO E CRIAR UM ALFABETO DE OBJETOS E EMOÇÕES. CADA LUGAR E OBJETO DENTRO DE CASA NOS TRAZ UM SENTIMENTO. VOCÊ TEM ALGUM URSINHO? QUE SENTIMENTO ELE TE FAZ SENTIR? CARINHO OU TRISTEZA? ANOTE TODOS OS OBJETOS OU LUGARES QUE VOCÊ ACHA IMPORTANTE E PENSE NOS SENTIMENTOS E TAMBÉM ANOTE. DEPOIS VOCÊ VAI COLOCAR AS PALAVRAS EM ORDEM ALFABÉTICA E CRIAR SEU ALFABETO DE OBJETOS/LUGARES E EMOÇÕES. CAPRICHE! VOCÊ PODE RECORTAR QUADRADINHOS E ESCREVER AS PALAVRAS. DEPOIS VOCÊ VAI ORGANIZAR EM ORDEM ALFABÉTICA E COLAR NO CADERNO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário